Sobre Mim

Resisti à criação deste website. Talvez demasiado. Tantas viagens feitas, pelos cinco continentes, com várias crónicas escritas, enviadas na altura apenas para um punhado de colegas e amigos, os quais me incentivavam a criar um website ou um blog. O facto de viajar algumas vezes sozinha, por destinos exóticos ou um pouco fora do normal, bem como o facto de gostar de viagens relativamente longas (esgotando de uma só vez as férias de um ano) foi decisivo. Procuro embrenhar-me profundamente. Esquecer-me de onde sou. Quero conhecer novas gentes, fazer parte do seu dia-a-dia, perceber e absorver as suas realidades. Espero igualmente deixar-vos ideias sobre o que se pode fazer e visitar em determinado destino. Mudar de rota. Sair dos caminhos turísticos, ir mais além.

Adicionalmente senti também a necessidade duma página para divulgar os meus trabalhos na área da pintura, área que foi assumindo uma importância cada vez maior na minha vida à medida em que os anos passavam.

E assim se juntou o útil ao agradável, e em finais de 2017 surge então este website, ele próprio uma aventura, para divulgar essas experiências. Aventuras e desventuras em viagem, e muitas alegrias em tela. Ambas – pintura e viagens – estão inextricavelmente ligadas.

Ter um destino
é não caber no berço onde o corpo nasceu,
é transpor as fronteiras uma a uma
e morrer sem nenhuma.

Miguel Torga
In Fernão de Magalhães,
Antologia Poética. Lisboa: Dom Quixote, 1999.

Rute Norte viajou pelo Quénia, Austrália, Amazónia, Patagónia, Gronelândia, Timor, Vietname, São Tomé e Príncipe, Índia, Egipto, Tunísia, China, Nova Iorque, Seychelles, e claro, alguns países na Europa. Nasceu e vive em Lisboa, formou-se em Relações Internacionais na Universidade de Lisboa; completou o curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes; e estudou Fotografia no Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.