66 – Ushuaia – a Cidade do Fim do Mundo

Quatro mil e quinhentos quilómetros depois, em minibus, chegamos ao fim do mundo, onde ficaremos três dias. Ushuaia («baía que penetra até ao poente», na língua dos índios Yamana) é a cidade mais meridional do planeta. Foi erigida numa belíssima baía do Canal Beagle e está rodeada por montanhas cobertas de neve (neva quatro a seis meses por ano e chove copiosamente durante todo o Inverno).
Estamos a 130 quilómetros do Cabo Horn e a pouco mais de mil quilómetros da Antártida.

Fundada a partir de uma missão anglicana, em 1871, Ushuaia foi escolhida no início do século para a construção de uma colónia penal para condenados a penas pesadas ou a prisão perpétua. A história da Terra do Fogo esteve sempre ligada ao mar e Ushuaia cedo ganhou galões como base naval da Marinha Argentina (1950). Até 1948, data do começo dos primeiros voos comerciais, a única ligação ao continente era feita de barco.

A cidade foi sempre crescendo ao ponto de ter duplicado a sua atividade nos últimos 15 anos. Hoje vivem na cidade cerca de 45 mil pessoas e chegam continuamente novos habitantes. Como capital da Província da Terra do Fogo, alberga cerca de cinco mil funcionários públicos e, como zona livre de impostos, não tardou em atrair as mais variadas indústrias, com destaque para a eletrónica (Aurora Grundig, Toshiba e Philco), a pesca e o turismo. É a província argentina que apresentou o maior índice de crescimento anual: 30 por cento em 1997.

<< >>