67 – Canal de Beagle
O Canal de Beagle é um estreito que marca a fronteira entre o Chile e a Argentina, pertencendo a parte ocidental ao primeiro. O estreito de Beagle tem aproximadamente 240 km de comprimento, e a sua largura mínima é de cerca de 5 km.
Em 1977, a Inglaterra preparou um laudo arbitral que considerou chilenas as ilhas situadas nesse Canal, abrindo para este país o acesso ao oceano Atlântico. Esse laudo quase levou os dois países à guerra em 1978, pois a arbitragem foi repudiada pela Argentina.
Em 1985, a questão foi submetida à arbitragem do Papa João Paulo II, ficando o Chile com as ilhas Nueva, Picton e Lennox, além de controlar o canal de Drake; e a Argentina passou a controlar o mar territorial Atlântico e os seus recursos pesqueiros e petrolíferos. Atualmente não existem conflitos entre ambos.
O canal deve o seu nome ao navio britânico HMS Beagle, que fez aí duas missões hidrográficas no início do século XIX. Durante a primeira, o capitão do Beagle, Pringle Stokes, suicidou-se e foi substituído pelo capitão Robert FitzRoy. A segunda, muitas vezes chamada de “A Viagem do Beagle”, é célebre porque o capitão FitzRoy levava a bordo Charles Darwin.