091 – Entremos numa Casa & uma Aula sobre Bua Malus
Interior da cabana que se vê em primeiro plano na foto anterior.
Casa típica da parte indonésia de Timor. Não se vêem este tipo de casas em Timor-Leste.
Ao fundo, de t-shirt branca, está o Rui, aquele que será o nosso guia local na parte indonésia de Timor, durante o dia de amanhã. Era suposto amanhã regressarmos a Timor-Leste pela mesma estrada que estou a fazer agora na bicicleta. É a estrada mais direta e alcatroada. Mas eu pedi para fazermos um caminho diferente, preferencialmente pelo campo. Ora o Valério está estrear-se na Indonésia, tal como eu, e o Sanches não conhece caminhos alternativos. A Timor MEGAtours fez-me a vontade e tivemos então de encontrar um guia local, que conheça caminhos alternativos. Será o Rui, timorense de leste a viver nos arredores de Kupang. Já está a acompanhar o Valério na pickup há algum tempo, na sua mota vermelha.
O Valério a reabastecer o cantil da minha bicicleta.
Na crónica 80 já expliquei como se prepara a substância vermelha para mascar e mostrei fotos da planta e dos frutos, pelo que remeto para essa crónica, mais completa.
Muito resumidamente:
“Bua Malus” é uma mistura constituída por noz de areca, folhas de bétel e cal. O bétel é a quarta droga psicoativa mais comum no mundo, seguindo a nicotina, o álcool e a cafeína¹. O “Bua Malus” tanto pode ser preparado com folhas de bétel, como com o fruto desta pimenteira.
Nesta foto está o pacote com cal, a noz de areca já descascada (redonda), e o fruto da pimenteira bétel.
O Rui a mostrar-me a substância vermelha. Está a fazer esta careta um bocado estranha para eu conseguir fotografar.
O Sanches, depois de mostrar-me como se faz e consome o Bua Malus. Perguntou-me se eu quero experimentar, mas tenho receio que me faça mal ao estômago. A andar de bicicleta tenho de ter muito cuidado com o que como. Só o facto de andar nas mãos, sem ser lavado, já não é aconselhável.
Os restos cospem-se para o chão. É frequente verem-se estas manchas vermelhas pelo chão, em toda a ilha de Timor.
¹ “Betel Plant” (s.d.). Encyclopædia Britannica. Página consultada a 14 Janeiro 2019,
<https://www.britannica.com/plant/betel>