02 – Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Museu do Papel Moeda, Museu do Carro Elétrico e Centro Português de Fotografia
No Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Pertenço à raça de pessoas minúsculas, com menos de 15 cm de altura! Sou um dos habitantes da ilha de Lilliput, nas Viagens de Gulliver! 😃 Esta obra é da artista alemã Katharina Grosse.
Destaco o Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Temi que este porventura se traduzisse numa seca, mas foi uma surpresa bastante positiva. (Mais uma vez acenderam as luzes do museu para eu visitá-lo, era a única pessoa, com guia e tudo a explicar-me as coisas).
Cartaz alusivo a Alves Reis e à maior falsificação de notas da história.
No Museu do Carro Elétrico diverti-me imenso. Fiz concorrência aos garotos que aqui estavam, de uma escola…. entrei nos elétricos e no autocarro, puxei o fio da campainha, tirei fotos no modo de auto-disparo, comigo a conduzir o elétrico… eh eh eh…
Destaque também para o Centro Português de Fotografia, na ex-Cadeia da Relação (emocionei-me com as fotos… fizeram-me olhar para o teto, a ver se me distraía, a ver se pensava noutras coisas, até conseguir olhar novamente para elas – as fotos das pessoas quando eram novas, o relato das prisões e torturas que sofreram, e agora as suas fotos atuais) e destaque não só pelas exposições patentes, mas pelo magnífico edifício em si, muito bem aproveitado.
Mais detalhes sobre esta exposição na página do fotógrafo João Pina.
A maior máquina fotográfica alguma vez existente, exposta aqui no Centro Português de Fotografia. Imaginem ir de férias com isto…