36 – El Chalten, Fitz Roy – Trekking II

Enfim, a parte da tarde já foi melhor, não choveu pelo menos, e consegui tirar algumas fotos.
A chuva deu lugar à neve. Sim, apanhámos temperaturas na ordem dos zero graus, talvez tivesse tocado as negativas.

Que remédio tive senão caminhar estoicamente. O meu conforto foi mesmo a Isabel e o Flávio (a médica do grupo, com dois filhos da minha idade, e como tal sabendo perfeitamente com quem estava a lidar – mimando-me). Andámos os três juntos, pois o grupo separou-se. O guia Pablo ia à frente, o Walter teve o bom senso de não se meter nestas andanças e ficou em El Chalten, e o Flávio ficou responsável pelos últimos. Tinha de haver sempre algum dos guias atrás, claro, para não deixar tresmalhar nenhuma ovelha.

De facto, nos vários dias de trekking tanto fiz o percurso à frente, como no meio, como em último lugar. Era conforme apetecia. A Isabel permaneceu fiel à sua posição no ranking – era invariavelmente a última. Não só por andar devagar, mas por querer fotografar tudo e mais alguma coisa e não ser rápida com a máquina. Chegámos a ter diferenças de uma hora em relação ao pelotão da frente.
Mas atrás era muito mais divertido e descontraído, e por várias vezes me deixei ficar no final, com eles. Pausas e mais pausas para apreciar a natureza. Afinal de contas viemos de tão longe, numa viagem tão dispendiosa, é bom que façamos as coisas com calma para as apreciar devidamente.

Foram dias de galhofa. Deixa-os ir! – exclamávamos, enquanto nos sentávamos num tronco de uma árvore e pedíamos ao Flávio para nos tirar a trigésima milésima foto.

No final das caminhadas íamos diretos a um bar beber cerveja, para recuperar forças e o calor também. Ficávamos logo prontos para outra, era verdade. Aquela malta não brinca em serviço. Aqui o benjamizito (foi assim que fui chamada, por ser a mais nova do grupo) teve luta por parte daquela gente mais experiente nestas andanças.
Aliás, eu fui perentória e tratei de os esclarecer logo em Lisboa, antes de partirmos:
– Na parte do trekking peço-vos colo.

<< >>