30 – Cueva de las Manos II

Nível Cultural Rio Pinturas II – Há 7.000 anos atrás, até há 3.300 anos. O dinamismo das cenas começou a ser substituído por conjuntos isolados de figuras de guanacos em atitude estática e de ventre avultado, perdendo-se o vínculo entre o homem e a presa.

Rio Pinturas III – A partir dos 3.300 anos. Apresenta uma arte cada vez mais esquemática, que inclui motivos biomorfos (lagartos), negativos de mãos, silhuetas humanas estilizadas e guanacos executados rusticamente, além de “rosetas” ou círculos rodeados de pontos, tridígitos semelhantes à pegada do choique, e conjuntos de pontos.

Rio Pinturas IV – Há cerca de 1.300 anos atrás. Caracteriza-se por uma acentuada esquematização e pela utilização da cor vermelha intensa para realizar figuras preponderantemente geométricas, tais como ziguezagues, linhas retas e angulares, punctiformes e círculos. (Foto abaixo idem).

Para as tintas eram utilizados pigmentos minerais, e para a execução dos negativos das mãos supõe-se que era utilizada a boca para moer o pigmento e expulsá-lo sobre a mão (normalmente a esquerda) apoiada na parede, soprando.

Ao centro vê-se uma mão com seis dedos. Dado que se tratava de tribos pequenas, com cerca de 10 ou 20 elementos, é provável que existissem malformações congénitas, devido ao relacionamento entre os membros da família.

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