28 – Não me Recordo do Nome desta Vila

Vejam lá a importância dela.
Supostamente íamos receber apenas os pacotes com a nossa comida, a do almoço na Ruta 40 (o tabuleiro que eu tinha nos joelhos). Nem sairíamos do minibus. Houve no entanto um pequeno desencontro de horários, pelo que tivemos meia hora livre.
Saímos. Dispersámo-nos. Cada qual para seu lado. (Era nestas alturas que se denotava claramente o individualismo dos elementos do grupo. Recordo que todos – sem exceção – viajávamos sozinhos, e que foi a agência de viagens que formou este grupo).

Aqui não há nada para ver. Pensam os habitantes da zona… Não há turistas. Uma vilazita pacata, no meio de nenhures.
Resultado: fomos autênticos aliens para aquela gente.
Aventurei-me, encantada, de máquina fotográfica a tiracolo. Ora aqui temos a vida local “em bruto”, sem influências de fora, sem construções para turistas. Em estado puro.
Enfim. Depois de dez minutos tinha percorrido tudo.

E como a caminhada foi longa, senti fome. O que vejo ali na esquina? Uma padaria. É aí mesmo que vou, sim senhora.

– Quero comprar bolos e tirar uma foto, se faz favor.
(É preciso ter lata, eu sei, já me disseram).
A senhora que estava a atender ficou tão surpreendida com a minha entrada – lembrem-se: com a entrada de uma alien – que nem assimilou o que eu disse. E eu falei em espanhol correto. Foi o homem que se encontra ao lado, na foto, sorridente e divertido, que achou piada à coisa e tratou de repetir-lhe exatamente as minhas palavras: – Ela quer comprar bolos e tirar uma foto!
– E a minha fotografia vai correr o mundo todo?! – perguntou, desconfiada.
Ri-me. Não… (Só Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão, que é para onde estas fotos estão a ser enviadas… mas não lhe contei estes pormenores).

Pouco depois voltei acompanhada de mais alguns elementos do grupo, e meti-me com ela, Trago-lhe mais clientes! Ela riu-se. Já tinha percebido que nem eu nem os outros aliens éramos perigosos…

Era cada chasso, na Patagónia… mas em quantidades abundantes!! Era cada máquina rosnante…. Tenho mais fotos de carros, aliás. Já ninguém imaginaria que aquelas coisas ainda andavam. Parecia que a qualquer momento lhes cairia uma porta, ou outra peça qualquer… Este mesmo assim está bem tratadinho.

Cá está mais outro, um jipe topo de gama!

<< >>