45 – De Táxi para a Última Visita – Catedral de Saint John the Divine
Juntámos dois em um: queríamos andar de táxi em Nova Iorque, e ao mesmo tempo já estávamos cansados, neste último dia, e sem a mesma disponibilidade de tempo, com o avião ao final da tarde. A nossa experiência neste táxi amarelo foi bastante satisfatória, posso dizê-lo. Saiu-nos um motorista tunisino que foi respondendo de bom grado às questões que lhe colocávamos sobre os preços da gasolina, dando exemplos dos preços noutros países: no seu, e em Londres, onde tem a irmã. Nós, por seu turno, contámos-lhe a barbaridade dos preços em Portugal. (Sobre os preços da gasolina, veja-se a crónica 33).
E fomos fazer a última visita do dia e da viagem: a Catedral de Saint John the Divine. É a maior igreja anglicana do mundo, a terceira maior cristã, e tem a alcunha de St. John the Unfinished, ou seja, Catedral de São João a Inacabada, dado que lhe faltam algumas torres, nomeadamente uma das principais, do lado direito. A construção da catedral começou em 1892, foi interrompida durante as duas guerras mundiais, e sofreu ainda um grande incêndio em 2001. A sua construção continua em andamento; estima-se que sejam necessários 100 milhões de dólares, e prevê-se que só esteja acabada dentro de cem anos¹. Seguem em attach fotos atuais dela, três retiradas da internet, e no link abaixo da New York Architecture podem ver-se mais imagens de como será a catedral quando estiver terminada.
Um dos cinco órgãos existentes no interior da Catedral. Foram construídos em 1911 e valem hoje cerca de oito milhões de dólares².
Foto retirada de Flickr.
Foto retirada da Wikipedia.
Imagem retirada de NYC-Architecture.
¹ New York Architecture, “Cathedral of Saint John the Divine” (2004). Página consultada a 20 de Outubro de 2012 <http://www.nyc-architecture.com/HAR/HAR002.htm>
² The Cathedral Church of Saint John the Divine, “The Great Organ” (2007). Página consultada a 20 de Outubro de 2012 <http://www.stjohndivine.org/worship_organ.html>