21 – “Fuerza Bruta”, Broadway
Na quinta noite da nossa estadia em Nova Iorque – um sábado – chegou a hora de assistir a um dos famosos espetáculos da Broadway. Não estávamos propriamente virados para um musical tradicional, pelo que optámos por algo diferente. Os bilhetes foram também comprados alguns meses antes, à semelhança da Metropolitan Opera House.
Fuerza Bruta é um espetáculo vanguardista no qual as pessoas ficam de pé, e onde existe um DJ a passar música, transformando no final a sala numa autêntica discoteca. Durante o espetáculo somos empurrados dum lado para o outro, à medida em que os atores vão passando e desempenhando os seus papéis. A certa altura nadam por cima das nossas cabeças. Um espetáculo bem giro e diferente, com muita gente a ficar molhada com os esguichos de água que eles deitam por cima de nós.
Monumento que se encontra no porto onde se apanha o ferry para a Estátua da Liberdade. Esta escultura em bronze, no rio Hudson, chama-se “American Merchant Mariners Memorial”, ou em português: Memorial dos Navegadores Mercantes Americanos. É de 1991, da escultora francesa Marisol Escobar. Mostra quatro marinheiros mercantes após o seu navio ter sido atacado e afundado por um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial. A escultura é vagamente baseada numa fotografia real de tripulantes do SS Muskogee que foi tirada pelo comandante de um submarino atacante, todos eles mortos no mar.¹
Tentámos visitar a Estátua da Liberdade esta tarde, mas ao sábado a multidão é impossível, com filas gigantes, e os altifalantes anunciavam uma hora de espera. Acabámos por meter-nos no “Water Taxi”, que estava livre, pensando que uma das paragens seria a Estátua, mas não. Foi bastante contrariados que nos vimos dentro do táxi aquático à espera de dar a volta toda que já tínhamos dado no segundo dia. A única foto que tirei durante essa viagem foi a da base de helicópteros que sê vê abaixo. Deparámos outra vez com a Estátua da Liberdade, mas ao largo. E deparámos outra vez com a loucura dos passageiros do barco para tirarem fotos com ela ao fundo. Nós já passámos essa fase… Agora queremos lá ir, assentar os pés em terra, mas ainda não é hoje, está visto.
¹ “American Merchant Mariners’ Memorial”, Wikipedia (s.d.). Página consultada a 2 de março 2020,
<https://en.wikipedia.org/wiki/The_Battery_(Manhattan)#American_Merchant_Mariners’_Memorial>