18 – Bronx
Começamos a manhã do quinto dia com uma excursão ao Bronx. Vamos num mini-bus, juntamente com outras pessoas que não conhecemos, das mais variadas nacionalidades.
O Bronx é o distrito mais pobre de Nova Iorque. Recordemos os nomes dos cinco “boroughs”: Queens, Bronx, Staten Island, Manhattan e Brooklyn. O nome “Bronx” vem do holandês Jonas Bronck, que colonizou esta terra em 1639.
Segundo o census de 2010, a população é constituída por 1,3 milhões de habitantes: 36% são negros, 28% são brancos, 5% é uma mistura de duas ou mais raças, 4% são asiáticos, e 25% são de outras raças (que não as anteriores, sejam elas quais forem!…).
Relativamente à etnia, 54% da população é hispânica (independentemente da raça). O Bronx é a área racialmente mais diversa em todo o país¹.
A taxa de desemprego no Bronx é a mais alta de Nova Iorque. Nos EUA, em Julho de 2012 a taxa de desemprego era de 8,6%, no Bronx era de 13,9%².
Existe mesmo assim alguma vida cultural, com uma série de museus, por exemplo, e também áreas ricas. E existe ainda um Zoo que é o maior de Nova Iorque, e que se encontra igualmente entre os maiores dos EUA.
O estilista Calvin Klein nasceu no Bronx, é filho de imigrantes judaico-húngaros. A atriz e cantora Jennifer Lopez também nasceu no Bronx. Já foi considerada a artista hispânica mais influente nos Estados Unidos pela revista People.
São tantos os famosos nascidos no Bronx, que mais vale deixar-vos o link onde podem consultar os dados: Most Popular People Born In “The Bronx/ New York/ USA”
Outdoor da organização “People’s Justice”, que luta contra os abusos cometidos pela polícia, e incita a população a vigiar o seu comportamento e a denunciar eventuais abusos.
¹ U.S. Census Bureau (s.d.), “2010 Demographic Profile Data – Geography: Bronx County, New York”. Página consultada em 09 de Setembro de 2012,
<http://factfinder2.census.gov/faces/tableservices/jsf/pages/productview.xhtml?pid=DEC_10_DP_DPDP1&prodType=table>.
² Bureau of Labor Statistics (2012) “Unemployment in the New York Area by County – July 2012”, 13 de Setembro. Página consultada a 16 de Setembro de 2012,
<http://www.bls.gov/ro2/countyunemp.htm>