188 – Um Pequeno-Almoço Tradicional Indiano
Porque é que Ganesh tem uma presa partida? Conforme referido na crónica 187, a lenda conta que a lua assistiu ao episódio de Ganesh caindo de cima do rato, apanhando os laddus e voltando a colocá-los dentro da barriga que se tinha rompido, atando-a então com a cobra; e não pôde deixar de rir à gargalhada com ele. Ganesh ficou sentido e enfureceu-se com a lua, tendo quebrado uma das suas presas – o primeiro objeto que encontrou à mão – para atirá-la contra ela. A presa assumiu o tamanho dos céus e cobriu tudo de negro: a lua, o céu, e a terra inteira. A lua arrependeu-se e pediu-lhe desculpa. A escuridão horrorizou os deuses, que também pediram a Ganesh que perdoasse a lua. Ganesh desculpou-a, mas apenas parcialmente: a ferida curou-se, todavia ficou uma cicatriz na face da lua, embaciando a beleza de que esta tanto se orgulhava. E a escuridão foi removida, mas a lua foi obrigada a trabalhar vinte e nove dias por mês, antes de ter um dia completamente livre da escuridão, com lua cheia. Assim a lua por vezes é detestada no dia de aniversário de Ganesh, e em algumas partes da Índia as pessoas evitam olhá-la nessa altura.¹
Já devia ter fotografado um pequeno-almoço tradicional indiano há mais tempo, mas enfim, em regime de buffet e tendo em conta que o Spice Village, em Periyar, foi um dos melhores hotéis – culinariamente falando (e não só) de toda a viagem, acabou por ser apenas hoje, no 28º dia, que a coisa se proporcionou. Foi isto mesmo que me acompanhou durante um mês ao pequeno-almoço: sopas. Os indianos comem sopas ao pequeno-almoço. Finalmente houve a possibilidade de eu perder o apetite ao pequeno-almoço. E desenganem-se com o “puttu”, parece um bolinho apetitoso, não? É seco e não sabe a nada. Acho que nem açúcar tem. Daí que os meus pequenos-almoços, se bem se têm apercebido, são perfeitamente ocidentais: torradas, ovos mexidos, iogurte com cereais, croissants, etc. Comida indiana sim, pequenos-almoços indianos é que já é mais complicado.
¹ Jain, Prof. P.C.; Dr. Daljeet (2008), “Ganesa: An Encyclopedic Survey”, Junho. Página consultada a 28 de Fevereiro de 2010, <http://www.exoticindiaart.com/article/ganesa/>.