185 – Paragem para Almoço

Afinal não sou só eu que sou gulosa com os doces, o nosso amigo Ganesh também é, como ficou referido na crónica 178 (mais outro almoço, curiosamente. Dá-me para falar da gulodice do Ganesh nas crónicas sobre comida, isto é pura coincidência).
Porquê um rato e uma serpente nas representações de Ganesh?
Ganesh é um deus sereno, tranquilo, simples e benevolente, que não intimida nem inflige castigos ou dor. De sorriso leve, avidamente olhando os doces “laddus”, sempre de humor descontraído e relaxado, é um dos deuses cujo temperamento mais se aproxima da psicologia humana, mais do que qualquer outro deus da mitologia hindu. Uma história que ilustra esta sua descontração é a da serpente. Num seu aniversário, Ganesh comeu mais laddus do que devia, e tendo ficado com o estômago muito cheio decidiu dar uma volta. Montou o seu rato e dirigiu-se para a floresta. Aqui apareceu-lhe à frente a serpente Vasuki. Assustado com a súbita aparição da grande serpente, a montada de Ganesh – o rato – saltou para trás, atirando Ganesh ao chão. Como consequência a sua barriga rompeu-se e os doces espalharam-se em todas as direções. Desvairado, Ganesh correu atrás de todos os laddus, agarrando a barriga com uma mão, e colocando os doces dentro dela com a outra. E para que o episódio não se repetisse, Ganesh agarrou na serpente Vasuki a atou-a à volta da barriga. A lua, assistindo a tudo do céu, não pôde deixar de soltar uma gargalhada.

Também o rato está ligado aos doces e à gulodice. À volta dos pés de Ganesh costumam existir frutos e doces. Ao lado destes encontra-se o rato, sentado nas patas traseiras, observando. A comida representa propriedade, riqueza e bem-estar. O rato não toca na comida mas olha para Ganesh implorando-lhe permissão. O rato simboliza o desejo. Com uma boca pequena e dentes afiados, o rato é um dos animais mais vorazes e insaciáveis. O facto de olhar para Ganesh pedindo-lhe permissão representa o controlo do desejo.
Por outro lado, o rato ladrão também representa o amor, que rouba os corações humanos.¹

É a mesma planta da foto anterior, mas nesta foto as folhas fecharam-se após eu ter-lhes tocado.


¹ Jain, Prof. P.C.; Dr Daljeet (2008), “Ganesa: An Encyclopedic Survey”, Junho. Página consultada a 28 de Fevereiro de 2010, <http://www.exoticindiaart.com/article/ganesa/>.

<< >>