144 – Museu Indo-Português

Ora veja-se este documento de um banco português aconselhando ao investimento dos seus clientes:

Com uma população um pouco acima de mil milhões, a Índia é a maior democracia do mundo e a segunda nação mais populosa do planeta, a seguir à China. Desde 1980, o Produto Interno Bruto cresceu, em termos reais, 5,70% ao ano, colocando a economia indiana no segundo lugar do mundo, apenas atrás da China, em termos de crescimento económico. Tirando partido do facto de ter a segunda maior população anglófona do mundo, apenas atrás dos EUA, e de possuir mão-de-obra qualificada, abundante e barata, a Índia é hoje o “escritório”do planeta, prestando serviços de back-office, call center, research, desenvolvimento de software e outros a, por exemplo, 225 das empresas do Fortune 500.
A Índia tem um grande e diversificado setor agrícola, que representa 25% do PIB e 14% das receitas de exportação. A nível de terra arável é a segunda maior área do mundo (depois dos Estados Unidos) e ao nível das culturas irrigadas detém a maior área do mundo. A Índia está entre os três principais produtores mundiais de uma vasta gama de culturas, incluindo trigo, arroz, leguminosas secas (grão, lentilhas, ervilhas secas, etc), algodão, amendoim, frutas e legumes. Em 1991-1993 a Índia introduziu importantes reformas na sua indústria e no seu comércio, o que levou ao aparecimento da Índia como uma das economias com um crescimento mais rápido.¹

Cemitério Holandês, consagrado em 1724.

Museu Indo-Português

A planta trepadeira à volta da árvore é uma pimenteira – e nela se vêem grãos de pimenta.

Fruta chamada “jack”, a maravilhosa e saborosíssima “jackfruit”, ou “jaca”, em português, que já conhecia do Vietname, e que aqui na Índia com grande pena minha não cheguei a comer.
A árvore é uma jaqueira. Foi a minha gulodice por esta fruta, no Vietname, que me fez apanhar a gastroenterite, pois comprei-a na praça descascada. Erro… Desta vez, portanto, não insisti  na sua busca. Cortar aquilo no quarto do hotel não seria fácil. Além de que cheira terrivelmente mal – é exatamente como os queijos malcheirosos, verdadeiramente intoxicante. Mas é só até a descascar, a partir daí perde o cheiro e sabe muito bem. (Alguém se lembra das crónicas do Vietname?… De eu tentar trazer uma comigo no avião?… Morreríamos todos lá dentro, com o pivete… claro que os funcionários vietnamitas do aeroporto a apreenderam, e ainda se riram de mim…) (E não foi nada barata!) (E era bem pesada, só carregar com ela… ainda bem que ma tiraram… uf).

Fruta jaca descascada.


¹ Banco BPI, S.A. (2008),“BPI Índia 10%+ 2008-2010”, Setembro, Lisboa. Página consultada a 4 de Janeiro de 2010,
<http://rep.bancobpi.pt/RepMultimedia/getMultimedia.asp?channel=Mercados%20Accionistas%20-%202008&content=BPIIndia10_2008_20010_FichaTecnica>

<< >>