143 – Atividade Piscatória em Cochim

Continuando a crónica 141:
A educação é uma das condições destacadas pela Goldman Sachs para se cumprirem as suas previsões de crescimento económico dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China):
As economias crescem rapidamente e podem enfrentar falta de trabalhadores especializados, significando que mais anos de escola se tornam um pré-requisito no desenvolvimento. Entre os BRIC, a Índia é quem tem indicadores mais baixos nesta área, particularmente nos níveis primário e secundário.¹

Existe todavia uma elevada disponibilidade de capital intelectual na Índia, consequência de um sólido sistema educativo que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos. A Índia possui nada mais nada menos do que a segunda maior comunidade de cientistas e engenheiros no mundo. A Índia é portanto uma fonte de talento, aliado ao facto de ser um chamado “LCC” – Low Cost Country (País de Baixo Custo).
Segundo dados de 2005 retirados do website da Presidência Portuguesa, a Índia encontra-se em primeiro lugar em termos de disponibilidade de trabalho especializado, ao lado dos EUA.
Em termos de disponibilidade de engenheiros qualificados, a Índia encontra-se em primeiro lugar também, seguida depois pelos EUA.
E dado ser um Low Cost Country, os custos desta disponibilidade e eficiência são baixos – o país mais caro é a Alemanha; a Índia aparece em 6º lugar.

Além do mais, é provável que continue a haver um excesso de força de trabalho na Índia, enquanto que outros países apresentarão défices. Na prática: a Índia terá 47 milhões de pessoas a mais no segmento de população ativa até 2020 comparando com 2005, enquanto a Espanha e a França, por exemplo, terão um défice de 3 milhões de pessoas, cada.²

Aconselho vivamente a visualização dos slides de Power Point disponibilizados no website da Presidência da República (link abaixo). São 26 slides claros e com bastantes imagens.

Redes de pesca chinesas. A rede mantém-se dentro de água apenas alguns minutos, sendo então levantada. Traz normalmente muito pouco peixe e crustáceos, mas estes podem ser vendidos ali no momento a quem esteja a passar. Apesar da China se encontrar a 5.000 km, Cochim era um centro importante no comércio de especiarias, e supõe-se que as redes tenham sido levadas para aí por um explorador chinês.

O peixe que se vê à venda foi-me sugerido comprá-lo para depois ser cozinhado nos restaurantes em frente. Excelente ideia e garantia de que estaria fresco. É pena é eu não poder comer por enquanto estas iguarias. Por enquanto, por enquanto… Tive a crise no 19º dia, e estou hoje no 22º. Mais três dias e acaba-se a medicação, é bom que já esteja curada. Sinto-me como o gato da foto abaixo: só posso olhar…


¹ Goldman Sachs (2003), “Dreaming With BRICs: The Path to 2050”, Global Economics Paper No: 99, p. 13. Página consultada a 4 de Janeiro de 2010,
<https://www.academia.edu/29331504/Dreaming_With_BRICs_The_Path_to_2050>

² The Boston Consulting Group, Lda (2007), “Uma Introdução à Índia”, Janeiro. Apresentação em Power Point preparada para a Casa Civil da Presidência da República. Página consultada a 4 de Janeiro de 2010,
<https://anibalcavacosilva.arquivo.presidencia.pt/archive/doc/Background_On_India_RP_PT.pps>

<< >>