089 – Pôr-do-Sol em Pushkar & Preservativos

Fui então ver as águas do lago sagrado, o qual possui 52 ghats, ou seja, escadarias que conduzem às suas águas sagradas. Reza a lenda que Brahma procurava um local para a realização do yagna, um ritual védico de oferenda aos deuses, e enquanto contemplava deixou cair da mão uma flor de lótus. Desse local surgiu água, e Brahma decidiu fazer o yagna aí. Pushkar significa “nascido de uma flor”.
Vieram atrás de mim, mal me vislumbraram, dizendo que não era permitido estar calçada nos ghats. Nem podia tirar fotos.
As escadas todas sujas, não me apetece andar descalça… E as fotos já estão tiradas.
Pisguemo-nos daqui.

Aproveito a estadia nesta cidade religiosa, Pushkar, e o encantador pôr-do-sol, para falar de outro tema bem interessante:
Preservativos indianos.
É altura ideal para falar deles, devem vocês comentar – numa cidade severamente religiosa – mas se vivessem este ambiente de fanatismo religioso cheio de psicadélicos a cheirar a haxixe, e eu, curiosamente sobretudo enquanto passeei de bicicleta, constantemente a ser assediada (e não a pé, e portanto mais acessível), veriam que nem é assim tão descabido.

Nirodh, é o nome deles. Não há indiano, calculo, que não tenha ouvido falar do Nirodh, marca pertencente ao governo indiano. São fabricados pela HLL (Hindustan Latex Ltd) e uma embalagem de 5 custa três rupias (cerca de cinco cêntimos). Tem um market share de 40% em todo o mercado de preservativos na Índia.¹

No Youtube podem ser vistos alguns filmes publicitários do Nirodh. (Exemplo neste link). A brincar, a brincar, estes vídeos tornam-se bastante audazes numa sociedade tão conservadora como é a indiana, falando do controlo da natalidade, da SIDA, e mesmo explicando que os homossexuais também devem utilizá-lo.

(Continua nas próximas crónicas).


¹ Hindustan Latex Family Planning Promotion Trust (s.d.) “Deluxe Nirodh”. Página consultada a 18 de Outubro de 2009 <http://www.hlfppt.org/images/deluxe-nirodh.pdf>.

<< >>