030 – Ainda Antes da Chegada
É um dos privilégios de se viajar sozinha, com motorista próprio: ando às horas que quero, e paro quantas vezes quero. Com um grupo a coisa seria mais complicada. Se cada membro do grupo resolvesse parar as vezes que eu pedia para parar, a viagem duraria quatro meses em vez de um.
Eu própria decidia a hora da partida todas as manhãs, por exemplo. Decidia mesmo se queria ir de manhã ou de tarde. Escolhi sempre de manhã. E pelo caminho decidia quantas paragens fazíamos. Claro, ter um motorista privado é mesmo assim. Um luxo. Mas também foi uma sorte ter-me calhado um profissional como o Kailash, com uma paciência de santo.
Cerimónia de casamento. Aqui o noivo dirige-se para o local onde vai ser celebrado. Não parece ir muito contente, e também não percebo porque está aquela lá atrás, de cor-de-rosa, a chorar… Será a irmã que está triste por vê-lo partir?
Vi três mil casamentos durante esta viagem. Tanta rapaziada a casar-se. Depois explicaram-me que o mês de Maio é por tradição o mês dos casamentos. Ah bom. Se fosse todo o ano assim…
Fábrica de tijolos.
Búfalos-Asiáticos. Vêem-se imensos na Índia. Em inglês “Water Buffalo” (búfalo de água), dado que passam grande parte do dia submersos nas águas lamacentas das florestas tropicais e subtropicais da Ásia. Chegam a pesar até 1 tonelada e os domesticados fornecem leite, carne e couro. São igualmente utilizados no trabalho agrícola. Existem búfalos-asiáticos por todo o mundo: a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) estimou o seu número no ano 2000 em 158 milhões, se bem que 97% da sua população se situe na Ásia, e mais exatamente metade desta na Índia. Já os búfalos-asiáticos selvagens, por seu lado, são hoje uma espécie em perigo, e vivem apenas em áreas reduzidas da Índia, Nepal, Butão, e numa reserva natural da Tailândia.
Dados retirados (e mais dados disponíveis) nos websites do National Geografic:
http://animals.nationalgeographic.com/animals/mammals/water-buffalo.html
E da Wikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Water_Buffalo
À falta de carne de vaca (não lhe toquei durante um mês, claro), houve um dia em que comi bifes de búfalo.