009 – De Riquexó pelas Ruelas
Muitos vendedores de fruta, fritos e sumos. Nas fotos abaixo vêem-se o vendedor de limonadas; o barbeiro…
Aproveitemos este passeio para falar um pouco da Índia.
A Índia – cujo nome oficial é República da Índia – é um país federal situado no subcontinente indiano. Este subcontinente inclui também o Paquistão, o Bangladesh, o Nepal e o Butão. Há quem inclua ainda o Sri Lanka e as Maldivas.
Geologicamente, esta noção de subcontinente baseia-se no facto da região assentar numa placa tectónica própria, separada do resto da Ásia. Não existe na realidade uma definição precisa para a região, além dos seus limites terem variado ao longo da história. Por vezes são também incluídos estados vizinhos como o Afeganistão, Birmânia e Irão.
Esta região do sul da Ásia era historicamente conhecida por Hindustão. O hindi, falado por 41% dos indianos, evoluiu do hindustani, a língua franca do subcontinente. A constituição indiana considera como oficiais 24 diferentes línguas, sendo o hindi e o inglês as principais. O número de dialetos falados na Índia ultrapassa todavia os 1500.
A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com mais de um bilião, cento e cinquenta milhões de habitantes, e o sétimo maior por área. (Por ordem: Rússia, Canadá, EUA, China, Brasil, Austrália e finalmente a Índia). A capital é Nova Delhi.
Em matéria de religião, 80,5% da população é hindu e 13,4% é muçulmana. Existem depois pequenos grupos: cristãos (2,3%), siques (1,9%), budistas (0,8%), jainistas (0,4%) e outros.
A esperança de vida situa-se nos 67 anos para os homens, e nos 72 para as mulheres.
Números e dados estatísticos retirados do website da CIA (e o qual aconselho vivamente):
<https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/in.html>.
Página consultada a 10 de Julho de 2009.
Disponível em Arquivo.pt