001 – Viagem à Índia – Rajastão e Kerala
Comecemos exatamente pelo princípio: de onde surgiu esta viagem.
Foram consultadas 48 agências de viagens indianas, através da internet, e outras 11 em Portugal. A envergadura da viagem não é para menos: procuro uma viagem de um mês e personalizada, sem estar incluída em grupos. Pretendo fazê-la de bicicleta, de carro, de comboio, de camelo, de elefante, de barco, e a pé, claro. Já não dispenso os dias de saudável trekking.
Não é fácil arranjar um programa assim, têm de concordar. E fui bem clara no email que enviei às 59 agências de viagens: pretendo visitar as principais atrações turísticas da Índia, como o Taj Mahal, naturalmente, mas depois tirem-me daí, por favor. Quero ir para zonas remotas, para pequenas aldeias com os seus costumes e tradições não tocados, quero andar de bicicleta sozinha e misturar-me com as populações. Quero sentar-me e conversar. Quero ver com calma, sem pressas.
Esta trabalhosa pesquisa começou nos primeiros dias de Novembro, tendo terminado – e culminado – em Fevereiro, no fabuloso programa de viagem que irão acompanhar a partir de agora. Serão vinte dias no norte, no Rajastão, e oito dias no sul, em Cochim e arredores. A viagem dá-se entre os dias 1 e 30 de maio de 2009.
Apertem os cintos de segurança, vamos partir.