122 – Na Grande Muralha (cont.)
Foram ao todo 8 quilómetros a partir das 11.40h. Passei 3,20h a caminhar na Muralha. A caminhar e a trepar pelas pedras, em alguns pontos.
A Muralha da China não é uma única estrutura, mas sim um conjunto de fortificações, construídas ao longo de dois mil anos, por ordem de 13 dinastias. A parte mais extensa e bem preservada vem da Dinastia Ming (1368–1644) e tem o 8.850 quilómetros de comprimento. No entanto em 2012 foi anunciado que a Muralha da China mede 21.196 quilómetros na totalidade. Esta medida contempla todas as paredes que foram alguma vez construídas, mesmo as que já não existem. Grande parte da Muralha data do século VII até ao IV A.C. No século III A.C, o primeiro imperador da China unificada, Qin Shihuang, ordenou que se fizesse a ligação dos vários sistemas defensivos existentes na altura, num único sistema. Além disso, as características defensivas da Grande Muralha foram reforçadas pela construção de torres de vigia, quartéis de tropas, estações de guarnição, capacidade de sinalização por meio de fumo ou fogo, além de que o caminho da Grande Muralha também servia como um corredor de transporte.
A Grande Muralha é assim a maior estrutura militar de defesa no mundo, mas também possui outras finalidades ligadas ao controlo de fronteiras, permitindo a imposição de direitos sobre mercadorias transportadas ao longo da Rota da Seda, a regulação ou o encorajamento do comércio, e ainda o controle da imigração e da emigração¹.
¹ “Muralha da China” (s.d.). Wikipedia. Página consultada a 31 Março 2018,
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_China>