103 – Começa o 19º Dia de Viagem
Sete e meia – despertar. E eis que tenho algumas mensagens no Whatsapp a perguntar se estou bem. Então? Ao 19º dia lembraram-se todos?
Houve um sismo na China, às 21.20h (14.20h em Portugal). Todos os jornais em Portugal falam disso. Um sismo de 6,5 na escala de Richter, no sudoeste da China, entre as províncias de Sichuan e Gansu. O governo chinês indica na sua página oficial da internet que o sismo pode ter causado uma centena de mortos e milhares de feridos, bem como danificado muitas casas.
Bom, por aqui, em Dali, está tudo bem. A vida decorre normalmente. Entretanto encontrei-me com o motorista Nong Bu e a guia, e estes estão tranquilos. As pessoas na rua continuam a andar como se nada fosse. Depois vi que o local do terramoto – Jiuzhaigou – fica a norte de Yunnan, a cerca de 800 km de distância.
Recordo que em 2008 houve um sismo muito grave em Sichuan, o qual matou 85 mil pessoas. Sichuan está numa zona sísmica. No entanto o sismo da noite passada, vim mais tarde a descobrir, fez nove mortos, não uma centena. Não deixa de ser grave, mas foi empolado.
Com grande sorte, hoje não irá chover durante o dia. Vou fazer um percurso ao longo do Lago Erhai.
Local do sismo: Jiuzhaigou.