097 – Chegada a Eryuan – Hotel, Jantar & Pequeno Almoço
O quarto cheira a tabaco, tal como o de ontem. Pelos vistos na China pode fumar-se nos quartos. E fartou-se de chover durante a noite.
Pela primeira e única vez nesta viagem, no hotel tenho um dos tais “vasos sanitários de agachamento” (em inglês: “squat toilet”), o que me desagrada bastante, confesso. Ainda por cima neste o papel não vai para baixo. Puxo a água e o papel fica ali na mesma. Tomar um duche a ver a sanita ao lado, aos meus pés, com papel a boiar é desagradável. Mas será esquisitice minha. Ainda hei de fazer viagens em que nem sanita há, seja ela de que tipo for. Esquece lá isso, Rute. Este tipo de sanitários é considerado pelos orientais mais higiénico, pelo facto de não haver contacto entre a pele e a sanita. Mais surgem outros problemas, como relatado na crónica 9, que já nem vou repetir.
Ao jantar.
Este foi eleito o melhor pequeno almoço de toda a viagem. Foi tomado num restaurante a poucos metros do hotel, na companhia do motorista Nong Bu e da guia. No cartaz da foto abaixo é explicado como se prepara este toucinho. Não faço ideia como é, ninguém me soube traduzir isto. Repeti – comi duas tijelas, fiquei cheíssima. E a recordar para sempre este esparguete, com este caldo quente, e estes pedaços de toucinho delicioso. Cada tigela custa 7 Yuans, ou seja, 1€ ao câmbio desta altura.