088 – O Colorido Mercado de Domingo
Voltou a fazer uma grande trovoada, esta noite. O ambiente é morno e húmido. Às três da manhã andava eu a renovar o spray anti-mosquitos. Levei duas embalagens, de marcas diferentes, e efetivamente a importância de um bom anti-mosquitos é essencial numa viagem destas. Um deles é mais fraco do que o outro, mas eu não sabia, claro, quando os comprei em Lisboa. Às três da manhã fui picada; às três da manhã toca a pôr o spray outra vez. Se fosse o bom, aguentar-se-ia por doze horas ou mais, mas este é mais fraco e agora tenho de usá-lo, pois o mais forte não dura a viagem toda (e encontrar um produto com a qualidade necessária, aqui, nestas terras remotas, é para esquecer).
Amanhece novamente. Acender o incenso nas pontes é uma tradição, e vi algumas pontes assim, durante esta viagem. Aqui em Jianchuan há muitas pontes com incenso aceso. Fiz pesquisa na internet, mas não encontro a explicação. Intuitivamente será fácil de explicar – a ligação entre dois pontos, por cima da água – a bênção da união entre dois pontos distintos, a passagem entre algo. Mas se calhar estou a dizer algum disparate. Se alguém tiver a explicação oficial, que me contacte, p.f. e que me elucide (e eu consequentemente atualizarei esta crónica de acordo).
Entretanto fui chamada à atenção para outro aspeto: os dois “Leões Guardiões Chineses” à entrada da ponte, também conhecidos por “Leões Foo” (ou erradamente, no ocidente, como “Cães Foo”), típicos do Budismo chinês. O termo “Foo” ou “Fu” pode ser uma transliteração das palavras chinesas “fó” ou “fú”, que significam “Buda” ou “prosperidade”, respetivamente.
O par de leões consiste num macho com a pata em cima de uma bola bordada (representando a supremacia sobre o mundo) e uma fêmea com a pata a conter uma cria brincalhona (representando o cuidado e a educação). Os leões são sempre apresentados em pares, numa manifestação do Yin e do Yang: a fêmea representando o Yin, e o macho o Yang.¹
Hoje é domingo e é dia de mercado local. Um mercado local é uma emoção para qualquer estrangeiro. E nem vale a pena comentários, bastam as imagens.
¹ “Chinese Guardian Lions” (s.d.). Wikipedia. Página consultada a 9 de Fevereiro de 2018,
<https://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_guardian_lions>