057 – A Caminho do Parque Florestal para Avistar os Macacos
Entrada do Parque Florestal. O bilhete custa 150 yuans (ao câmbio que estou a usar – 7 yuans é um euro – dá 21 euros) e a seguir temos de ser levados lá acima num minibus. Vou eu e o Nong Bu, a guia ficou no carro.
O Nong Bu está de blusão azul, à direita. Terminada a pequena viagem de minibus, agora começa a caminhada pela montanha, até chegarmos ao topo.
Desenganem-se se pensam que elas estão a descansar. Elas estão à espera do resto do grupo – os mais novos vêm com a língua de fora mais atrás. Eu mantive-me sempre colada a elas, mas deram luta. Neste pequeno grupo vêm dois franceses, um casal de uns 35 anos. São os terceiros ocidentais que vejo desde que cheguei à China. E estes são muito calados, nada dados a conversas. Nem sequer cumprimentaram ninguém, nem a mim. Se calhar é o primeiro dia deles, estão ainda em ambientação. Pelo menos parece. Eu no primeiro dia quando cheguei a Yunnan também não falei com ninguém. Vamos dar-lhes esse benefício da dúvida. Mas eu acabei por meter-me com eles, um pouco mais à frente, e perguntei-lhes de onde eram. De França, lá me responderam, e perguntaram-se de onde era eu. De Portugal, respondi-lhes, e a conversa ficou por aí. Consigo falar mais com os chineses, sem dizermos uma palavra de inglês ou de chinês, do que com estes franceses tão reservados. Estes certamente nunca serão convidados para jantar em casa de uma família chinesa.
Ainda não chegámos ao local onde vamos ver os Macacos-de-Nariz-Arrebitado de Yunnan, mas este já anda aqui a espreitar-nos. É uma emoção, claro. Ver um animal no seu habitat natural, livre. Ainda por cima vem espreitar-nos.
Chegámos ao local onde vamos ver os macacos. Eles irão aparecer. Ao fundo está um funcionário do Parque, o qual leva com ele um saco cheio de uma planta verde que parece algodão – não consigo descobrir o nome dela, apesar de a ter visto algumas vezes e inclusivamente fotografado. Vê-se pendurada nas árvores, num efeito belíssimo. Bom, e pelos vistos é uma iguaria para os Macacos-de-Nariz-Arrebitado de Yunnan.
Também está presente uma equipa de jornalistas. Estão a fazer um documentário, calculo.