044 – A Música Tradicional de Yunnan
É um almoço simples e saboroso, com batatas fritas, ovos mexidos, queijo ao estilo tibetano feito pela mulher do Nong Bu (muito bom, ainda lhe dei um bom corte), chá com leite, também ao estilo do Tibete, e o resto que se pode ver na foto.
Além da companhia do Mao Tse Tung, destaco o cartaz à esquerda, do próprio Nong Bu quando era mais novo, e da sua irmã. Ambos tinham uma banda, formavam um duo musical, e cantavam e tocavam música tradicional tibetana. Atualmente a irmã vive na cidade e é professora de música. Eu verei algumas vezes o Nong Bu a tocar o seu Huqin – creio que é um Huqin (não conseguiram dizer-me o nome em inglês, do instrumento, pelo que pesquisei na internet e fui dar ao Huqin, o qual tem muitas variações de modelos). O Nong Bu e a irmã têm inclusivamente um DVD editado, o qual vou ouvir duas ou três vezes no carro, durante a viagem. É instrumental (com um Huqin tocado pelo Nong Bu) e tem canto também – ambos cantam. É uma música puramente tradicional, que para mim, ocidental, se enquadra na “World Music”, a qual ouço com bastante frequência. Mesmo tendo eu o ouvido muito habituado à World Music asiática, este disco não é fácil, e exige atenção. Música tradicional tibetana não é para qualquer ouvido desabituado. Mas o Nong Bu tem um ouvido muito musical, está treinado, toca o seu Huqin, e desde que nasceu que ouve música tradicional tibetana – a qual me pôs a ouvir também durante toda a viagem, no carro. Mas eu sou apreciadora, e alinhei facilmente.
O DVD está disponível no separador “Media” do site RN – ou indo diretamente ao You Tube.
Há ainda outro DVD na carrinha (que tem um pequeno écran à frente, ao centro) com outro músico a tocar Huqin também, o qual ouvimos à vontade umas cem ou duzentas vezes, ao longo destes dias. Estava o Nong Bu viciado no disco, e pôs-me a mim viciada também. Cheguei eu própria a pedir-lhe para pôr o disco, enquanto ele conduzia em silêncio, estrada fora. O DVD está no modo “repetir”, pelo que acaba e começa novamente, vezes sem conta. Mostra as magníficas montanhas de Yunnan – precisamente os caminhos que estamos a fazer. No final o Nong Bu vai oferecer-me ambos, a meu pedido: o seu próprio DVD, com a sua irmã, e o outro também, apenas instrumental, de Huqin. Ouvir estas músicas é recordar as longas horas que passámos estrada fora. Este DVD também está disponível no separador “Media” do site RN – ou indo diretamente ao You Tube.
Fotografei o quarto da mãe do Nong Bu (andei a espiolhar algumas partes do r/c…) mas creio que nenhum de nós gostaria de ver o seu próprio quarto inesperadamente exposto na internet, com a cama por fazer, seriamente desarrumado, e ainda com as caixinhas dos medicamentos em cima da mesinha de cabeceira, e todas as suas coisas pessoais – pelo que não publico a foto.