032 – A Caminho de Shangri-La
Após almoço tenho 27 km de bicicleta pela frente, antes de passar para o carro e fazermos outros 100 km até Shangri-La. A guia decidiu acompanhar-me na sua bicicleta elétrica dado haver muito trânsito. E eis que meia hora após o início, ou nem tanto, ela pára e diz que vamos passar para o carro, dada a perigosidade desta estrada. Esta é boa, traz-me para aqui e depois diz-me isto. Efetivamente é sempre a subir e as ultrapassagens feitas pelos camiões são absolutamente temerárias. Os camiões e os carros descem a toda a velocidade e ultrapassam loucamente. Não há berma sequer onde nos possamos refugiar. Mais uma vez fui vendo a pequena estrada ao lado, perfeitamente adequada para quem vai de bicicleta, e senti-me tentada a sair da estrada principal e seguir por ela (tinha uma ponte de ligação), mas depois se não desse, teria de voltar tudo para trás e não arrisquei. Se estivesse sozinha, teria ido. Mas a guia estava comigo e não mostrou vontade de experimentar esse caminho. Constatei pouco depois que afinal podia mesmo ter seguido por essa via, neste breve trecho, pois de facto vai juntar-se mais à frente à estrada principal. Paciência. Este desconhecimento das estradas locais por parte da guia originou séria insatisfação do meu lado e decidi nesta altura que doravante teria de seguir os meus próprios caminhos. Eu quero andar de bicicleta, não de carro. E de preferência por estradas calmas, coisa que não falta, dado que a China é um mundo – um mundo de caminhos alternativos.
O grupo de ciclistas que encontrei antes (crónica 30) também parou para almoçar, pelos vistos, e vai agora aqui.
A guia e o motorista Nong Bu, o qual tinha ficado no restaurante com os amigos. O Nong Bu veio buscar-nos após a guia lhe ter telefonado a chamá-lo. Vamos fazer agora 120 km de carro até Shangri-La, durante quase 5 horas, tão demorado devido às estradas cortadas pelas obras. As chuvadas torrenciais das últimas noites têm destruído as estradas, as quais estão em constantes reparações.
Tirei esta foto da janela do carro, em andamento, e mantive-a apesar de não ter ficado famosa. É a escola secundária de Shangri-La.