001 – Viagem de Bicicleta na China – Introdução
Vamos lá a ver se a gente se entende de uma vez por todas. Mas qual risco? Sim, fui sozinha. Sim, fui de bicicleta. Ou melhor: eu fui de avião, na China é que andei de bicicleta. Efetivamente o povo chinês revelou-se de uma enorme generosidade, a qual vamos poder acompanhar ao longo destas crónicas. Fui bem acolhida e bem tratada por uma população sempre pronta a sorrir e a ajudar. Fui convidada para comer e beber em suas casas, muitas vezes sem sequer entendermos as línguas. Nem eu falo chinês, nem grande parte da população fala inglês. Não impediu cumprimentos, sorrisos, chá, comida, e muitas fotos tiradas com os seus telemóveis e a minha câmera.
Esta viagem durou 25 dias dos quais vinte foram passados no sul da China, na província de Yunnan, e os restantes cinco em Pequim. Em Yunnan tive um carro de apoio enquanto andava de bicicleta.
Não posso dizer que tenha sido a viagem da minha vida, porque seria uma injustiça para com as restantes magníficas viagens que já fiz, nomeadamente no Quénia, na Patagónia, na Índia, na Amazónia, e sei lá quantos mais maravilhosos destinos pelo mundo fora.
Mas foi sem dúvida, até agora, o passeio de bicicleta da minha vida.
Portanto… apertem os cintos de segurança – vamos partir!! : )