As 14 pinturas

As pinturas produzidas no decorrer desta residência artística considero-as vigorosas e de grande vivacidade, refletindo todo o thrill desta viagem pelo Cáucaso, uma região totalmente nova para mim, com uma riqueza cultural e histórica tão grande, e que eu tive oportunidade de viver de perto.  Os dias vibrantes de bicicleta, por caminhos incógnitos, refletiram-se nas cores vivazes e pulsantes da pintura. Conforme eu tive oportunidade de referir noutras ocasiões, o verdadeiro processo criativo é fluido e poroso, permitindo que a troca, a descoberta e a influência ocorram organicamente. E como tal, estas pinturas são diferentes das que realizei enquanto estive junto às plácidas águas do rio Danúbio, na Bulgária. Nessa residência artística – cujas crónicas estão publicadas também no meu website (e cujas pinturas podem ser vistas neste link) – a maior parte dos dias foram passados sentada, num maravilhoso e tranquilo terraço, com o silencioso e sereno Danúbio ao meu lado. A pintura é necessariamente diferente, expressando essa serenidade e quase ausência de movimento. Efetuei passeios de bicicleta nessa residência artística também, no entanto ocorreram apenas nos dois últimos dias, altura em que já não é oportuno pintar, devido aos tempos de secagem da tinta a óleo. Nesta nova residência artística, na Arménia, experimentei algo novo, portanto: efetuei o meu tipo tradicional de viagem, de longa duração (31 dias), com uma bicicleta desde o primeiro dia, e com percursos de bicicleta realizados logo desde o início – e intercaladamente fui pintando as experiências vividas. E não se tratou exclusivamente de percursos de bicicleta: estive dois dias na capital – Yerevan, onde recebi formação cultural e histórica sobre o país, dias esses que foram pedestres. Igualmente, os três dias no sul da Arménia foram passados sem qualquer bicicleta e foram importantes na definição do meu percurso pictórico, nas obras entretanto produzidas. Tratando-se de três dias já no final da viagem, várias pinturas ficaram pendentes, em progresso. Mais dias houvessem, nesta residência artística, mais pinturas surgiriam – influenciadas pelas novas experiências da viagem.
Naturalmente que a bolsa atribuída pela União Europeia foi decisiva no vivenciar de todas estas descobertas pela Arménia, dado que me permitiu trabalhar e deslocar-me sem restrições financeiras, o que trouxe consigo uma lufada de ar fresco. Foi absolutamente fulcral e sinto-me profundamente grata por esta preciosa oportunidade.

“O sol entra pelo estúdio”
Dia 6: Dia inteiro de estúdio
2024
Acrílico, óleo e pastel de óleo sobre papel
38 x 38 cm (15 x 15 polegadas)

“Paragem para um café em Aygabats”
Dia 5: De bicicleta até Horom
2024
Acrílico e óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“Pedalei cem metros e parei nesta rua”
Dia 8: De bicicleta – Fonte de Ferro
2024
Acrílico e óleo sobre papel
38 x 38 cm (15 x 15 polegadas)

“Apenas um monte de pedras no meio do nada”
Dia 5: De bicicleta até Horom
2024
Acrílico e óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“Explorando o Cáucaso”
Crónicas da Arménia
2024
Acrylic, oil and oil bar on paper
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“Tivemos que atravessar uma linha de comboio”
Dia 4: De bicicleta – Velho Cemitério de Gyumri
2024
Acrílico e óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“A estrada segue o rio Akhurian”
Dia 12: De bicicleta e de carro até à Basílica de Yereruik
2024
Acrílico e óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“Ira”
2024
Crónicas 18 e 19 da Arménia
Acrílico, óleo e barra de óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“As grandes trovoadas sobre Mush 2”
Crónicas da Arménia
2024
Acrílico, óleo e pastel de óleo sobre papel
38 x 38 cm (15 x 15 polegadas)

“Chegada à Fonte da Amizade”
Dia 8: De bicicleta – Fonte de Ferro
2024
Acrílico, óleo e pastel de óleo sobre papel
38 x 38 cm (15 x 15 polegadas)

“A quente e solarenga Cidadela de Horom”
Dia 5: De bicicleta até Horom
2024
Acrílico e óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“Estou no trilho certo”
Dia 25: No sul da Arménia – teleférico & Mosteiro de Tatev
2024
Acrílico, óleo e barra de óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 polegadas)

“Tudo o que desci, agora tenho que subir”
Dia 10: De bicicleta até ao Mosteiro de Marmashen
2024
Acrílico e óleo sobre papel
40,7 x 29,7 cm (16 x 11,7 inches)

“A povoação de Mush 2”
Crónicas da Arménia
2024
Acrílico, óleo e barra de óleo sobre papel
29,7 x 40,7 cm (11,7 x 16 inches)

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