Sobre Mim
Resisti à criação deste website. Talvez demasiado. Tantas viagens feitas, pelos cinco continentes, com várias crónicas escritas, enviadas na altura apenas para um punhado de colegas e amigos, os quais me incentivavam a criar um website ou um blog. O facto de viajar algumas vezes sozinha, por destinos exóticos ou um pouco fora do normal, bem como o facto de gostar de viagens relativamente longas, foi decisivo. Procuro embrenhar-me profundamente. Esquecer-me de onde sou. Quero conhecer novas gentes, fazer parte do seu dia-a-dia, perceber e absorver as suas realidades. Espero igualmente deixar-vos ideias sobre o que se pode fazer e visitar em determinado destino. Mudar de rota. Sair dos caminhos turísticos, ir mais além.
Adicionalmente senti também a necessidade duma página para divulgar os meus trabalhos na área da pintura, área que foi assumindo uma importância cada vez maior na minha vida à medida em que os anos passavam.
E assim se juntou o útil ao agradável, e em finais de 2017 surge então este website, ele próprio uma aventura, para divulgar essas experiências. Aventuras e desventuras em viagem, e muitas alegrias em tela. Ambas – pintura e viagens – estão inextricavelmente ligadas.
Ter um destino é não caber no berço
Onde o corpo nasceu
É transpor as fronteiras uma a uma
E morrer sem nenhuma
Miguel Torga
Poema “Fernão de Magalhães”,
Antologia Poética. Portugal: Dom Quixote, 2017.
Rute Norte é artista plástica – pintora – e viajou pelo Quénia, Austrália, Amazónia brasileira, Patagónia, Gronelândia, Timor-Leste, Vietname, São Tomé e Príncipe, Índia, Egipto, Tunísia, China, Nova Iorque, Seychelles, Bulgária, Arménia, fez as 9 ilhas dos Açores em bicicleta, e claro, viajou por vários países na Europa. Nasceu e vive em Lisboa, formou-se na Universidade de Lisboa; estudou Fotografia no Cenjor – Centro de Formação Profissional para Jornalistas, e possui um Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. (CV)