196 – Paragem para Comprar Camarão & Significado de “Védico”

Por várias vezes referi nestas crónicas as palavras “védico”, ou “período védico”, sem porém ainda as ter explicado. Não queria deixar este ponto omisso pela sua relevância na cultura indiana, e no pouco tempo de antena que me resta, pois estas crónicas aproximam-se do fim, aproveito para abordá-lo muito resumidamente. Na realidade esta matéria é extremamente complexa, e não ajuda nada o facto da sua explicação incluir palavras enormes, em chinês autêntico, ou melhor dizendo, em sânscrito autêntico, e pior: muitos sinónimos para a mesma entidade. Além de os estudiosos não serem unânimes em relação às datas concretas em que o período védico decorre.
“Veda” significa literalmente “o que foi visto” – visto, ou melhor dizendo, diretamente captado e percebido graças à alta intuição dos Rishi, os sábios visionários dos tempos antigos.
Os ensinamentos dos deuses foram passados oralmente, até que no ano 2.000 A.C. começaram a ser passados a texto pela mão do sábio Vyasa, também conhecido como Veda Vyasa. Ou Badarayana. Ou Krishna Dvaipayana. (Eu avisei – cada qual tem uma dúzia de nomes, e cada um mais complicado do que o outro. Todos os deuses de que já falámos até agora têm uma série de nomes – aos quais vos poupei – não se espantem portanto se lerem alguma coisa sobre um deus, e descobrirem que afinal se trata do nosso amigo Hanuman, ou Krishna, ou Vishnu, ou Ganesh, ou Brahma, ou seja qual for).
A tradição hindu diz que os Vedas ensinam as regras verdadeiras do mundo real. Crê-se que Brahman criou o universo quando os quatro Vedas saíram das suas quatro bocas. Os quatro Vedas são: Rig Veda, com 1017 hinos, metade dos quais dedicados a Indra e Agni; Yajur Veda, o qual descreve rituais sagrados e sacrifícios; Sâma Veda, sobretudo dedicado a cânticos religiosos; e Atharva Veda, que fornece rezas e métodos mágicos.¹
O período védico é portanto o período durante o qual os textos sagrados dos indo-arianos (ver crónica 36)  foram sendo escritos. Os eruditos situam este período entre o primeiro e segundo milénios A.C., até ao século VI A.C.²

Um peixe igual ao que me foi servido ao almoço.

Do lado esquerdo está um poster de um dos deuses já aqui abordados. O pastor tocador de flauta, quem é ele?…


¹ Glossary (s.d.) “Veda”. Página consultada em 9 de Fevereiro de 2010, <http://ganapati.perso.neuf.fr/anglais/aglossaryv.html>.

² Wikipédia (s.d.), “Vedic period“. Página consultada em 7 de Março de 2010, <http://en.wikipedia.org/wiki/Vedic_period>.

<< >>