180 – À Noite há Dança Kathakali
Dança Kathakali, é como se chama o espetáculo desta noite, típico de Kerala, o estado onde me encontro. Kathakali significa “história representada” e fala do deus Rama em linguagem malaiala. (Recordando a crónica 45: a epopeia hindu do Ramaiana – nome composto de Rama e ayana (“indo, avançando”), cuja tradução é “a viagem de Rama”, consiste em 24.000 versos que contam a história do deus Rama, cuja esposa Sita é sequestrada pelo demónio Ravana).
As personagens possuem vestuário muito elaborado e colorido, e a maquilhagem dos atores é demorada e feita na presença do público, em palco, antes do espetáculo começar (duas primeiras fotos abaixo). A cor verde representa piedade, a branca espiritualidade, o vermelho violência. A cor preta representa o diabo, e o amarelo a energia e a criatividade.
Existem várias maquilhagens possíveis na dança Kathakali. A do espetáculo desta noite tem duas: pacha (o homem) e minukku (a mulher). As personagens com a maquilhagem pacha, que é verde escura, são heróis, ou homens virtuosos de grandes valores morais. Possuem uma barba branca e podem ser Rama, por exemplo, ou o deus-macaco Hanuman. As personagens com maquilhagem minukku, que utiliza uma mistura de amarelo e vermelho, dando um aspeto da cor natural da pele, podem ser brâmanes ou mulheres virtuosas.
A representação é rica em expressões faciais, gestos, movimentos do corpo e também movimentos dos olhos. São dois homens atores, em que um faz de mulher. Esta última representou no final da peça uma mesma frase – “Sai daqui” – das mais variadas formas, ora ternurenta, ora enraivecida, ora apaixonada, etc, etc, o que fez rir todo o público.