165 – Manhã de Trekking II & Grupo Tata
Enquanto despacho o pequeno-almoço preparado pelo hotel (numa das fotos abaixo) (porém eu estava com o sentido no almoço e na sandes de frango e maionese, igual à da véspera…), vamos saber quem foi Jamsetji Tata.
Jamsetji Tata nasceu em 1839 e foi o fundador do que viria a tornar-se o Grupo Tata.
Este assunto estava prometido: Tata é o maior grupo empresarial privado na Índia, o qual compreende 94 empresas¹ em sete setores empresariais: comunicações e tecnologias da informação; aço, automóveis, eletricidade, produtos químicos, chá e hotéis.
No ano 2008/2009 as suas receitas foram de 70,8 biliões de dólares, 65% das quais provenientes de empresas fora da Índia. O grupo Tata emprega 357.000 pessoas em todo o mundo.²
As suas maiores companhias são: Tata Steel, Tata Motors, Tata Consultancy Services (TCS), Tata Power, Tata Chemicals, Tata Tea, Indian Hotels e Tata Communications.
Em 2008 compraram a Jaguar e a Land Rover. A marca de chás Tetley pertence à Tata. O belíssimo hotel Taj Mahal, vítima dos ataques terroristas em Bombaim em 2008, pertence também à Tata. E em 2009 celebraram na Índia uma joint-venture com a Inditex – o primeiro grupo europeu de confeção de vestuário, sediado em Espanha, e do qual fazem parte a Zara, a Pull and Bear, a Massimo Dutti, a Bershka, a Stradivarius, e outras tantas. Na Índia 51% do capital pertence à Inditex, 49% pertence à Tata.³
A Tata Steel é o sexto maior fabricante de aço no mundo. A Tata Motors está entre os cinco maiores fabricantes de automóveis comerciais no mundo. A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa líder em software, com delivery centers nos Estados Unidos, Inglaterra, Hungria, Brasil, Uruguai e China, para além da própria Índia. A Tata Tea é a segunda maior companhia de chás no mundo. A Tata Chemicals é o segundo maior produtor de carbonato de sódio no mundo, um sal usado principalmente na produção de vidro. A Tata Communications é uma das maiores empresas mundiais na área de tráfego de voz, com avançadas redes de cabos submarinos, com uma rede IP de nível 1 com ligação a mais de 200 países, e 300.000 m² de data centers e espaços de colocação.⁴
A Tata trabalha igualmente em áreas como a farmacêutica, a energia solar, café, lojas de eletrodomésticos, lojas de livros e música, água mineral, produtos para a agricultura como pesticidas, herbicidas e fungicidas, seguros, cerâmica, pigmentos para tintas, televisão por satélite, possui uma companhia aérea (TajAir), uma editora, um hospital, e muito mais. Basta ir ao website da Tata e ver o que fazem cada uma das 94 empresas que pertencem ao grupo.
E ainda existem as áreas da educação e da ciência como o Institute of Social Sciences, com vagas definidas para estudantes pertencentes às castas mais baixas (Scheduled Castes e Scheduled Tribes, bem como as Other Backward Classes (OBCs) – ver crónica 73 com distinção e números); o Tata Institute of Fundamental Research, que faz investigação nas áreas da física, química, biologia, matemática e informática; o Indian Institute of Science, que funciona como universidade e centro de investigação; o Tata Energy Research Institute, que visa encontrar soluções alternativas às energias não-renováveis e poluentes, etc, etc.
As artes também não lhe escapam, com o National Centre for the Performing Arts, que se dedica à dança, teatro e música.
Um mundo.
Com origem neste homem: Jamsetji Tata, nascido em 1839.
(Continua).
Pico de porco-espinho, e o qual trouxe comigo para Portugal.
¹ Tata (s.d.), “Tata Companies”, página consultada a 7 de Fevereiro de 2010,
< http://www.tata.com/company/index.aspx?sectid=21vxqwHGkoo= >.
² Tata (s.d.), “Leadership with trust”, página consultada a 7 de Fevereiro de 2010,
< http://www.tata.com/aboutus/sub_index.aspx?sectid=8hOk5Qq3EfQ= >.
³ Oje (2009), “Zara na Índia em parceria com a Tata”, 17 de Agosto. Página consultada a 7 de Fevereiro de 2010,
<http://www.oje.pt/noticias/negocios/zara-na-india-em-parceria-com-a-tata>.
⁴ Tata Communications (s.d.), “About Tata Communications”, página consultada a 7 de Fevereiro de 2010,
<http://www.tatacommunications.com/about/overview.asp>.