080 – Provando os Famosos Lassis de Jodhpur
Jodhpur é a segunda maior cidade do estado do Rajastão. Segundo o Census de 2001 (disponível na crónica 42) tinha na altura 846.000 habitantes. Jodhpur fica a 275 km de Udaipur, e a 590 de Delhi.
A cidade foi fundada em 1459 por Rao Jodha, da dinastia Rathore, conforme contado na crónica 57 a propósito dos laços hereditários de Thakur Inder Singh.
Rao Jodha era filho de Rao Ranmal, marajá de Mandore, a então capital de Marwar (Marwar incluía o atual distrito de Jodhpur, entre outros), e acumulava ainda as funções de administrador de Mewar (que incluía o atual distrito de Udaipur, entre outros), assistindo o marajá daqui, Rana Mokal.
Após o assassinato deste, em 1433, Rao Ranmal continuou a exercer as funções de administrador de Mewar ao lado do filho do marajá. Porém este não pretendia partilhar o poder, pelo que em 1438 ordenou a sua morte.
Rao Jodha, avisado do assassínio do seu pai, fugiu acompanhado por 450 cavaleiros. Foi perseguido, e as lutas travadas fizeram com que Rao Jodha chegasse a Mandore, vindo do sul, com apenas sete cavaleiros. Aqui reuniu todas as forças que conseguiu e fugiu para o norte.
Durante quinze anos Jodha tentou em vão recapturar Mandore. A oportunidade surgiu finalmente em 1453, quando o filho do marajá se via atacado em simultâneo pelos sultões de Malwa e Gujarat. Jodha organizou um ataque surpresa e tomou Mandore sem grande dificuldade, tendo depois conquistado outras cidades em redor. Curiosamente, mais tarde, Jodha e o filho do marajá acabariam por entrar em acordo e reunir esforços no sentido de lutarem em conjunto contra os sultões de Malwa e Gujarat.
Rao Jodha foi então aconselhado a mover a capital para uma zona mais alta e segura. O forte de Mandore, já com mil anos, não era suficientemente forte e seguro. E assim, em 1459, iniciou-se a construção de um novo forte no topo de uma zona rochosa, a nove quilómetros de Mandore. A esta nova cidade foi dado o nome de Jodhagarh (hoje Jodhpur). Dado encontrar-se no caminho estratégico entre Delhi e Gujarat, rapidamente prosperou, desenvolveu-se, e acabou por se transformar ela própria na capital de Marwar.
Rao Jodha teve 14 filhos e morreu com 73 anos.
Chegamos hoje portanto a esta cidade histórica e fervilhante de lendas de guerreiros. Já se tem um vislumbre do imponente forte nesta, em cima, no lado esquerdo. Hei de visitá-lo ainda durante o dia de hoje.
Para já, começo por provar os famosos lassis de Jodhpur. Confesso que ainda tentei escapar quando comecei a ver os copos a serem lavados com água da torneira, mas o Kailash insistiu tanto, que acabei por ceder. Não há de ser nada.
Enfim, era bom. E veio num copo descartável, de plástico, porque eu quis comer na rua. Não fiquei particularmente encantada porque não sou dada a paladares ácidos. Sabem a limão. É algo intermédio entre iogurte e gelado. Não tem nada a ver com os lassis que fui bebendo durante toda a viagem, de manga ou banana, habitualmente. Mas eles fazem destes lassis de limão uma guloseima. Ir comer um lassi a Jodhpur, é algo como ir comer pastéis de Belém a Lisboa.