058 – Passeio a Pé pela Vila de Dhamli

De facto apanhei o Thakur Inder Singh desprevenido, ao chegar de manhã. Pelos vistos esperava-me apenas à tarde. Ora eu a acordar todos os dias às cinco da manhã, às onze – hora a que aproximadamente cheguei ao forte de Dhamli – já o dia ia longo. Estava sentado no pátio do forte rodeado de uma dúzia de crianças, pertencentes à família e amigos, todos sentados à sombra de uma frondosa árvore. Estamos no período das férias escolares, recordemos. Foi uma chegada festiva, pois o Thakur Inder tratou de fazê-las cumprimentar-me em coro, e fui presenteada com uma pulseira local, ao que parece uma pulseira da sorte. Vou mantê-la durante alguns dias no pulso, e o mais engraçado é que fui interrogada por um rapaz de uma outra povoação sobre onde tinha arranjado aquela pulseira. Ele tinha uma idêntica.

Antes de almoço, e já com muito calor, à volta dos 40 graus, fomos dar um passeio a pé pela vila.

E vamos desta vez navegar pelo website “NationMaster” para falar de temas mais sérios: a criminalidade na Índia. Não que a pacata vila de Dhamli sofra particularmente disso, mas temos tantos assuntos para falar, que qualquer passeio serve de pretexto. Senão ainda acabamos estas aparentemente extensas crónicas da Índia e nem os assuntos básicos conseguimos abordar.
Este website, NationMaster.com, foi criado em 2003 e encontra-se cotado como um dos melhores para professores, estudantes ou curiosos que pretendam efetuar pesquisas sobre os vários aspetos de um país: económicos, sociais, culturais, políticos, ecológicos e por aí afora. Inclui informação retirada do World Fact Book da CIA, bem como de vários relatórios e estudos das Nações Unidas. É citado e recomendado por entidades como a Harvard Business School e a American Library Association.
Ou seja, agora que estamos seguros do que vamos verificar, seguem os números:

A Índia encontra-se em primeiro lugar no número de polícias de que dispõe: 1 milhão e 33 mil. A seguir vem os EUA com 941 mil. Mas atenção à população, não podemos esquecer que os indianos são mais de um bilião. Nos EUA a população anda pelos 300 milhões. Se falarmos em percentagens, temos 9% de polícias na Índia, no total da população, contra 31% nos EUA. A China, por exemplo, é estranho, não aparece aqui.
A Índia encontra-se nos primeiros lugares em: corrupção, assaltos, homicídios e violações. Mas se formos ver em percentagens, uma vez mais, vemos que até é um país bastante pacífico. Por exemplo nos homicídios voluntários, regista um número (estes dados são de 2002) de 37.170. Logo seguida da Rússia, com 28.904. Portugal tem 247. E Espanha 494. Significa isto que a Índia tem 0,3% de homicídios voluntários, a Rússia tem 2%, Portugal 0,2% e a Espanha 0,1%.

Claro que um dos indicadores mais baixos é o número de mulheres presas. São muito poucas: 3%. Em primeiro lugar vem a Tailândia, com 20%. Espanha com 7,8% e Portugal com 7,2%.

Fonte:
NationMaster.com (s.d.), “India crime Stats”, Página consultada a 6 de Setembro de 2009, <http://www.nationmaster.com/country/in-india/cri-crime>.

(Continua na próxima crónica).

<< >>