105 – As Aldeias ao Longo do Lago Erhai

A guia enviou-me um sms com o nome da povoação onde vamos almoçar: Xi Zhou. Fica a cerca de 10 km e é para lá que devo dirigir-me. Encontramo-nos lá. Certo, hei de lá chegar. Por enquanto ando entretida a descobrir as aldeias ao longo do lago.

Sorriram e ofereceram-me uma maçaroca. Sorri de volta, agradeci dizendo “xie xie”.

Completamente “à paisana”, sem capacete nem calções de ciclismo. Foi um casal dos seus 25 anos, de turistas chineses, quem me tirou esta foto. Eles seguiam numa scooter. Por ali alugam-se muitas scooters a turistas. Propus-lhe tirar uma foto a eles, quando pararam, e pedi-lhes uma minha.

Este velhote esteve algum tempo a tirar a água do barco, com aquele recipiente de plástico. Estive bastante tempo a fotografá-lo, a ele e ao resto da paisagem, à procura da melhor foto. Até que chegou um rapaz e gritou com ele. Então? No meio deste silêncio e desta tranquilidade, como é que alguém pode gritar? Ainda por cima com um velhote a trabalhar. Eis que o rapaz liga uma bomba a motor e começa a tirar a água automaticamente com a bomba. Esta foi boa. O conflito de gerações.

<< >>