100 – Passeando pela Cidade Antiga de Dali
Visitei uma exposição – de entrada livre – onde é explicada a história e pré-história desta região, e onde são mostrados artefactos desenterrados, pertencentes a diversos períodos, como testemunhos materiais da história e cultura de Dali. Uma das placas expostas nesta exposição reza o seguinte:
Com o lago Erhai a leste, e as montanhas Cang a oeste, Dali é conhecida pelo seu cenário natural, longa história e património cultural e histórico, bem como pela colorida cultura étnica. Em 1982 a cidade antiga de Dali foi incluída pelo Conselho de Estado na primeira lista de 24 cidades-estado com significado histórico-cultural.
Os antepassados do povo Bai começaram a viver, trabalhar e reproduzir-se nestas terras férteis, tão cedo como há 5.000 anos atrás. É portanto um dos primeiros berços da cultura em Yunnan.
Em 109 AC, o Imperador Hu da Dinastia Han estabeleceu o condado Yeyu em Dali. Durante as Dinastias Tang e Song, o Reino Nanzhao e mais tarde o Reino de Dali, ambos escolheram Dali como capital. Em 1253, Kublai Khan conquistou o Reino de Dali e estabeleceu a província de Yunnan. Durante as Dinastias Ming e Qing, Dali continuou a ser o centro político, económico e cultural na parte leste de Yunnan e um importante centro de transportes. Como resultado, Dali foi aclamada hoje como uma cidade histórica de reconhecidas realizações culturais.