047 – Pernoita em Wei Xi
Hoje fiz 30 e poucos quilómetros de bicicleta, e quase 200 km de carro. Foi um dia intenso. Arrancámos às 9.30h da manhã, e chegámos às 9 da noite à povoação de Wei Xi. Foi uma viagem belíssima, quer a parte da bicicleta, quer a parte do carro. Entardeceu e anoiteceu enquanto o Nong Bu conduzia velozmente por ali afora, ao longo do rio Yangtzé, em cenários espantosos. Sempre a ouvirmos o DVD do Huqin. E a certa altura o Nong Bu começou a cantar. Canta maravilhosamente bem, músicas tradicionais. O rio, as montanhas, a música. Ficará para sempre na minha memória.
O Nong Bu pediu uma pausa para fumar e descansar.
Aqui tenho umas deliciosas guiozas cozidas a vapor. Tinha tanta fome que repeti, comi duas doses – vinte guiozas, portanto, e mais a sopa de algas. Tenho de tirar a barriga de misérias destas maravilhosas guiozas.
Finalmente tenho um quarto quente. Nos últimos hotéis esteve sempre frio. Curiosamente neste hotel começaram a oferecer preservativos. Doravante, em todos os futuros hotéis, em cima da mesinha de cabeceira vão estar sempre dois preservativos de oferta. Rapidamente encontro notícias na internet sobre esta questão, nomeadamente na agência de notícias britânica Reuters (informação que apenas procurei em Lisboa, diga-se, pois nesta altura do campeonato eu já tinha desistido de fazer buscas na internet chinesa, conforme referi na crónica 4). Vejo uma notícia de 2007 que refere que o Ministério do Comércio e Saúde emitiu um regulamento obrigando todos os hotéis, estâncias de férias e duches públicos na China a disponibilizar preservativos como parte dos esforços para travar a disseminação da SIDA. Da mesma forma também passaram a ser distribuídos panfletos com informação sobre a SIDA. Antes esta era estigmatizada como sendo algo do Ocidente – um problema de gays, prostitutas e drogados. Tradicionalmente nenhum destes existia na China comunista. No entanto o vírus começou a espalhar-se pela população em geral, e a falta de educação sexual, bem como a falta de vontade de falar sobre sexo, começou a dificultar a luta contra o vírus¹.
¹”Hotels told to provide condoms” (2007, 27 Julho). Reuters. Página consultada a 21 de Novembro de 2017,
<http://www.reuters.com/article/us-china-condoms/hotels-told-to-provide-condoms-idUSPEK27213320070727>