032 – Preparação do Almoço & Lenda do Crocodilo

Aproveito a crónica de hoje, bem como a visita a esta tradicional aldeia piscatória, para falar da Lenda do Crocodilo, a qual explica a origem da ilha de Timor, bem como a sua forma:

“Em tempos que já lá vão, vivia na ilha Celebes um crocodilo muito velho, tão velho que não conseguia caçar os peixes do rio. Certo dia, morto de fome, decidiu aventurar-se pelas margens em busca de algum porco distraído que lhe servisse de refeição. Andou, andou, até cair exausto e desesperado, sem forças para regressar à água. Quem lhe valeu foi um rapaz simpático e robusto que teve pena dele e o arrastou pela cauda para dentro de água.
Em paga pelo serviço prestado, o crocodilo ofereceu-se para transportá-lo às costas sempre que ele quisesse navegar. Foi assim que começaram a viajar juntos.

Mas, apesar da amizade que sentia pelo rapaz, quando o crocodilo teve novamente fome, lembrou-se de o comer. Antes, porém, quis ouvir a opinião dos outros animais. Todos se mostraram indignadíssimos. Devorar quem o salvara? Que terrível ingratidão!
Envergonhado e cheio de remorsos, o crocodilo resolveu partir para longe e recomeçar a sua vida onde ninguém o conhecesse. Como o rapaz era o único amigo que tinha, chamou-o e disse-lhe assim:

-Vem comigo à procura de um disco de ouro, que flutua nas ondas perto do sítio onde nasce o sol. Quando o encontrarmos seremos felizes.
Mais uma vez viajaram juntos, agora sulcando o mar que parecia não ter fim mas, a certa altura, o crocodilo percebeu que não podia continuar. Exausto, deteve-se na intenção de descansar apenas um instante mas, logo que parou, o corpo transformou-se numa ilha maravilhosa! O rapaz, que se viu homem feito de um momento para o outro, verificou, encantado, que trazia ao peito o disco de ouro com que o crocodilo sonhara.
Percorreu então as praias, as colinas e as montanhas e compreendeu que aquela era a ilha dos seus sonhos. Instalou-se e escolheu o nome para a ilha. Chamou-lhe Timor, que significa “Oriente”.

Pois é. Como já devem ter percebido, esta lenda surgiu para tentar explicar a forma especial que tem a ilha de Timor. Parece um crocodilo a nadar.”¹

Estátua egípcia. (Viva).

Missa às 9h. Os homens estão de um lado, as mulheres de outro.

Esta meia tigela, que deve andar pelos dois meses, rosnou e ladrou como um leão, à minha aproximação.

Feito o almoço, partimos em direção à beira-mar.


¹ “A origem da ilha de Timor – A lenda do Crocodilo” (s.d.). Timor Lendas. Página consultada a 18 Outubro 2018,
<https://lendas-timor.blogs.sapo.pt/376.html>

<< >>