011 – São Miguel – Água de Pau
Certo! É este o meu caminho! Rute Norte segue o caminho do Norte!
Não me ligou nenhuma.
Ainda pensei que aquilo ali em cima se visitasse, mas não, é a casa dum belga, disseram-me posteriormente. Mora ali.
Neste momento tenho 19 km feitos na bicicleta e são 9h45.
A placa indica:
Esta área protegida, com cerca de 1349 hectares, circunda a área protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Ilhéu de Vila Franca do Campo. Inclui também áreas de especial interesse ambiental da faixa litoral terrestre e marinha entre as freguesias de Água de Pau e de São Miguel, como é o caso da Zona Especial de Conservação (ZEC) da Caloura – Ponta da Galera no âmbito da Rede Natura 2000. Pelas suas singulares características, a fajã lávica e a arriba fóssil da Caloura estão ainda classificadas como um gesossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
No que diz respeito à flora, destaca-se a presença de urze (Erica azorica), Spergularia azorica, salsa-burra (Daucus carota azoricus), bracel-da-rocha (Festica petraea), perrexil-do-mar (Crithmum maritimum), junco-agudo (Juncus acutus), diabelha (Plantago coronopus) e Limonium vulgare.
No local da Calheta da Cabra existe uma importante colónica mista de garajaus-comuns (Sterna hirundo) e garajaus-rosados (Sterna dougalii).
Meti conversa com estes dois mergulhadores que estavam a equipar-se para ir fazer pesca submarina (o segundo aparece na foto abaixo). Nesta foto está o Bruno, tem 31 anos, e das ilhas dos Açores conhece – além de São Miguel – a ilha Terceira, onde foi no ano passado. Explicou-me que por aqui apanham-se safios, vejas ou peixe-cão, peixe-porco, tambores, bicudas, polvos (apanham-se com as mãos ), cavalas, cavacos, abróteas, e outros mais pequenos. É para consumo próprio. E sofre do mesmo problema que eu: sendo magro, sente muito frio debaixo de água.
Ao lado está o amigo Jefrey. Um nome inglês? – perguntei. Nasceu nas Bermudas, na ilha principal, explicou-me.
Foi uma valente subida, até com a bicicleta pela mão foi custosa. O mergulhador Bruno avisou-me: “É mais rápido do que ir por onde veio, mas é puxado”.