39 – ONU
A visita à ONU considerei-a um dos pontos fortes desta viagem. Não deixa de meter respeito estar na sala da Assembleia (onde não foi permitido tirar fotos porque estava a decorrer uma sessão – tivemos naturalmente de permanecer em silêncio) e no Conselho de Segurança (onde eu estou sentada na foto abaixo), nos quais são tomadas decisões tão importantes a nível mundial. É aqui, nestas salas.
Esta visita à ONU foi no entanto marcada por um episódio aborrecido. O funcionário cobrou-nos o bilhete normal, 16 dólares a cada, e eis que, reparei posteriormente, nos deu um recibo onde diz “preço de estudante 11 dólares”. Interessante. Se fizer isto algumas vezes por dia tem um duplo ordenado no fim do mês. Lembremo-nos que todas as despesas desta organização mundial são pagas pelos estados membros, Portugal inclusive, claro. Os custos de manutenção do edifício e os ordenados de quem lá trabalha não são pagos pelos EUA, são pagos por todos os estados membros.
A situação causou-nos algum desconforto e denunciámo-la na receção do edifício. Estavam duas funcionárias e um polícia. Entreguei-lhes o recibo e contei-lhes o sucedido. Façam o que quiserem. Nós denunciámos, pelo menos poderão tomar alguma medida para evitar situações futuras.
Foto tirada à pressa em pleno Conselho de Segurança da ONU.