35 – Museu Guggenheim
O magnífico edifício do museu Guggenheim foi obra de Frank Lloyd Wright, um arquiteto norte-americano que morreu em 1959, antes de ver terminada esta sua obra, inaugurada poucos meses depois. Wright pretendia criar harmonia entre a natureza, os edifícios e a população através da chamada “arquitetura orgânica”, e foi contrariado que desenhou o Museu Guggenheim para Nova Iorque, uma cidade que ele considerava sobrepovoada, sobrecarregada de construções e arquitetonicamente sem mérito. A proximidade ao Central Park foi a chave: mais próximo da natureza não se podia estar em Nova Iorque, e o parque proporcionava alívio do ruído e congestão da cidade¹.
Foi coisa que nunca nos passou pela cabeça: que íamos ver forcados de Santarém ao Guggenheim de Nova Iorque. Uma exposição de fotografia que mostrava os forcados. Ainda por cima era proibido tirar fotos. Foi um sarilho para tirarmos estas, à socapa dos dois seguranças que andavam por ali. Foi o meu namorado quem as tirou – e imagine-se – com a máquina escondida atrás do meu cabelo. Uma das fotos (que não está aqui) ainda apanhou uma série de caracóis. Para alguma coisa há-de servir esta cabeleira, nem que seja para cometer atos ilícitos num museu em Nova Iorque. Também, como querem eles que a gente resista? – dois portugueses em Nova Iorque, descontraidamente a passear pelos museus, e eis que deparamos com os forcados de Santarém, de Vila Franca de Xira, e outros que tais?… Só é pena é que os touros já tenham sido feridos antes, pelos cavaleiros ou pelos toureiros a pé, e que os forcados estejam todos ensanguentados. É uma imagem delicada a passar de Portugal e das suas tradições, que poderá nem sempre ser bem recebida. Para os nova-iorquinos deve ser algo muito estranho. E bárbaro, com razão.
¹ Drutt, Mathew (s.d) “The Frank Lloyd Wright Building”, Guggenheim. Página consultada a 20 de Outubro de 2012,
<http://www.guggenheim.org/new-york/about/frank-lloyd-wright-building>.