26 – Quinta Avenida & Rockefeller Center

Domingo à tarde anda toda a gente a passear na 5ª Avenida. Está cheia de turistas, cheia de movimento, as lojas a faturar. É a avenida mais cara do mundo.

Loja onde devolvemos as bicicletas e levantámos os nossos passaportes. Em Portugal é uma fita para os cães entrarem numa loja. Aqui temos nós de desviar-nos, que é para aprender. Os nova-iorquinos gostam mesmo de cães.

Loja da Apple. Em grande bulício, cheia de gente a experimentar as máquinas todas. Aproveito para mitigar a ideia de que comprar um iPhone nos EUA é mais barato. Pois não é verdade. Perguntámos aqui e nas variadas lojas de indianos que existem por todo o lado, e o preço é idêntico ao nosso. É muitíssimo mais barato para quem comprar com contrato, ou seja, preso a uma operadora telefónica norte-americana.

Loja da Cartier. Claro que visitámos a Abercrombie & Fitch e outra idêntica, ao lado, com rapazes adolescentes, em tronco nú, perfeitos como bonecos trabalhados no Photoshop, a tirar fotos com as visitantes. O mais interessante, no meio destas lojas todas, foi ver a Zara ao lado de lojas como a Cartier, a Vuitton, Gucci, Armani, etc, etc. Ali está a Zara também. Tudo o que é estrangeiro é sempre melhor, lá diz o ditado. Marcas norte-americanas como a Timberland ou a Levis, por exemplo, para eles são marcas triviais. Trouxemos jeans Levis, camisas Timberland, calças Dockers, e eu uns ténis amarelos da All Star. Tudo a metade do preço.

A vista do topo do edifício Rockefeller. Ou mais conhecido por “Top of the Rock”. No inverno é montada uma pista de patinagem no gelo, no pátio em frente.
O Rockefeller Center é um complexo de dezanove edifícios que ocupam uma área de 89.000 metros quadrados entre as ruas 48 e 51, espalhados entre a 5ª e a 6ª Avenidas. Foram construídos entre 1930 e 1939, em plena Depressão, por John D. Rockefeller, Jr. É a maior construção privada dos tempos modernos. Neste complexo se inclui a sala de espetáculos Radio City Music Hall e a estação de televisão NBC – visitaremos ambos lá mais para a frente.

O verdejante Central Park.

<< >>