07 – Chinatown & Brooklyn
Chinatown. Fora da Ásia é aqui, em Nova Iorque, que se encontra o maior número de chineses. Estima-se que a população se situe entre 70.000 e 150.000 pessoas.
Os comerciantes e marinheiros chineses começaram a chegar a Nova Iorque em meados do século XVIII, sobretudo de passagem. Poucos ficavam e formavam família. Foi em meados do século XIX que o seu número aumentou nos EUA. Vinham em busca de ouro na Califórnia, e eram trazidos também para trabalhar na construção dos caminhos de ferro da Central Pacific. À medida em que o ouro foi diminuindo e a construção dos caminhos de ferro terminava, a abundância de mão de obra barata nas indústrias têxtil e do tabaco tornou-se uma fonte de tensão entre os trabalhadores brancos. A descriminação e a violência contra os chineses levou-os a afastarem-se para cidades maiores, onde existiam mais oportunidades de emprego e onde podiam dissolver-se mais rapidamente na já diversa população existente. Assim chegaram a Nova Iorque, onde houve a tendência para se agregarem como forma de proteção. O bairro de Chinatown depressa aprendeu a auto-sustentar-se, possuindo uma estrutura interna de governo e associações de comércio, as quais forneciam empregos, ajuda económica, serviço social e proteção.
Apesar dos edifícios, atualmente, remontarem a finais do século XIX e princípios do século XX, as rendas na Chinatown encontram-se por vezes entre as mais altas de Nova Iorque. Para tal contribuiu também o investimento de Hong Kong na zona.
Estes e muitos outros interessantes pormenores em: http://www.ny.com/articles/chinatown.html
Chinatown
Chinatown
Brooklyn. À direita vê-se uma parte do estádio da equipa de basquetebol Brooklyn Nets.
Brooklyn
Ponte de Brooklyn, a qual atravessámos a pé, em direção a Manhattan. Sofremos ainda a onda de calor anormal para a época, pelo que chegámos ao outro lado completamente vermelhos e estafados.
Esta ponte começou a ser construída em 1869, levou catorze anos até estar terminada, e na altura era a maior ponte de suspensão do mundo. As suas torres eram igualmente as construções mais altas existentes nos EUA e tornou-se de imediato uma das grandes atrações turísticas de Nova Iorque.
Seis dias depois da sua inauguração, a 30 de Maio de 1883, correu o boato de que a ponte ia ruir, o que provocou uma debandada geral. Doze pessoas morreram esmagadas. Sucederam-se então uma série de campanhas com vista a tranquilizar o público, nomeadamente a famosa parada de 21 elefantes, os quais atravessaram a ponte demonstrando a sua estabilidade.
A Ponte de Brooklyn foi declarada um Marco Histórico Nacional em 1964.
Brooklyn Bridge at night – Foto retirada da Wikipedia.