090 – São Jorge – Serroa & o Nascimento dum Bezerro
O GPS diz-me que o caminho é por aqui.
Mas aqui não há caminho nenhum. Para um pedestre ainda se faria. Efetivamente eu estou a seguir um percurso pedestre no GPS, é normal que ele me mande saltar muros. Mas com a bicicleta não me dá jeito.
Voltei para trás, para a Casa do Espírito Santo, para perguntar se sabem qual é o caminho. Já estão a almoçar.
Um dos senhores que estava almoçar veio cá fora ensinar-me o caminho. Por se ter levantado, não ficou na foto à mesa. O GPS estava a mandar-me pela linha tracejada a preto, a corta-mato pela montanha. Aí não há caminho nenhum, disse-me ele. E tive que dar volta pela estrada.
A Maria de Lurdes está à janela. Fugiu das minhas fotos. Mas eu sou persistente, e esperei que ela espreitasse novamente.
Infelizmente apanhei a Maria de Lurdes de olhos fechados e não dei conta. Teria tirado outra foto, claro. Mas mantive esta. Esta povoação chama-se Serroa, diz-me.
A gatinha Lili.
Poucos metros depois deparo com este bezerro acabado de nascer.
O Germano Bettencourt, dono destas vacas, explica-me que o bezerro nasceu há 5 minutos, e que ele ajudou com uma máquina.
O neto Miguel.
É a segunda vez que esta vaca da à luz.
O bezerro vai ser separado da mãe hoje ou amanhã. Dar-lhe-ão leite ao balde. Daqui a 3 ou 4 semanas já comerá pasto.
O bezerro pesa 40 ou 50 quilos, diz-me o Germano. Está a tentar pô-lo em pé, mas ele ainda treme muito, coitadito, ainda não se aguenta em pé.
Daqui a uns minutos ele já andará pelo seu próprio pé. Ou pelas suas próprias patas. Deixámo-los. O Germano e o neto meteram-se no carro e foram-se embora, e eu também prossigo viagem.
Cantei a canção habitual às vaquinhas: Umas vaquinhas muito lindas que andam aqui a passear!…
Não se mexe. Não tem nenhuma vaca perto de si. Provavelmente terá morrido.
Aqui está o Eleutério Brasil com o ajudante Altino.
Vão dar folhas de milho aos bezerros.
Os bezerros são abatidos com um ano e meio, explica-me o Eleutério. Coitadinhos.
Faltam 6,8 km para o meu destino. São 15h16. O Maps.me indica que chegarei lá dentro de 1h e 54 min, mas este tempo é para os peões, não para bicicletas. Eu chegarei mais rápido.
Tenho 27,3 km feitos. Estive praticamente o mesmo tempo parada do que em movimento