021 – Santa Maria – Almoço & Análise em Vila do Porto

Agora vou ter que subir aquilo tudo!!

Ah pois, ele vai a pé e eu também.

Igreja de Santo Antão, reconstruída na primeira metade do século XX.

Perguntei aos dois funcionários da Câmara – pelo que percebi estavam a pintar os candeeiros (nesta foto está um, mas eram dois) – onde há um restaurante onde se coma bem e barato. Ficaram meio atrapalhados com a questão, porque não costumam comer em nenhum e portanto não têm bem noção dos preços, mas indicaram-me um, chamado Os Marienses, e deram-me indicações sobre como lá chegar. Assim fui.

Estão duas senhoras e uma rapariga noutra mesa ao fundo. São 13h32 e tenho 17,8 km na bicicleta. Tenho vinte minutos para comer e então ir procurar o centro de saúde. A análise é às 14h.

Lombo de porco, e já não me lembro quanto paguei. Andou entre os 6 e os 8€.

Esta segunda análise à Covid-19 foi menos dolorosa (e foi gratuita). A primeira em Lisboa foi uma tortura. Entretanto falei com várias pessoas que também fizeram a análise, e aparentemente a minha em Lisboa foi uma autêntica tortura. Meia hora com a cotonete em cada narina, quase a chegar aos olhos. Eu a queixar-me que estava a doer-me. Doer? Não, está a fazer impressão, respondeu-me a senhora (técnica? enfermeira? Eu só lhe via os olhos, não faço ideia). Só sei que fiz a análise de manhã, e à noite ainda me doía. Aqui nos Açores a análise foi normal, ao que parece. Como todos a descrevem. Não estiveram meia hora a esfregar em cada narina. Não senti dores até à noite. A cotonete na garganta também foi rápido. Se não fosse, lá se ia o lombo de porco.

Focou nas grades em vez de na escola, mas mantive-a. Escola Básica e Secundária de Santa Maria. 2º e 3º ciclos.

Igreja Matriz de Vila do Porto – de Nossa Senhora da Assunção – já referida por Gaspar Frutuoso como existente desde o século XV. Ao longo dos séculos foi alvo de ataques e incêndios, sendo reconstruída algumas vezes, a última já no século XX.

Eu terei passado no Museu de Santa Maria, apercebi-me mais tarde ao ver na internet. Não compreendo porque não o vi. Era um museu que gostaria muito de ter visitado. Foi uma falha minha.

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, aparentemente do século XVI, e reconstruída ao longo do tempo.

<< >>