018 – Santa Maria – 6ª dia, Chegada
Hoje é 2ª feira, dia 6 de julho. Tinha despertador para as 3 da manhã, mas acordei uns minutos antes. Ainda dormi umas seis horas. Hoje vou já pedalar em Santa Maria, e farei a segunda e última análise à Covid-19 no centro de saúde às 14h. A pedalada vai ser mesmo em direção ao centro de saúde, são 13 km desde o meu alojamento, já estive a estudar o mapa.
Tive um sono sobressaltado, acordei duas vezes preocupada com as horas e com o voo. Devia ter tomado um comprimido de valeriana ao deitar e esqueci-me. Vou tomar agora ao ao pequeno-almoço. Os entendidos recomendam um calmante antes das viagens. Eu tenho 9 viagens este ano!! São 9 ilhas!!
Há um papagaio no quintal. Já o tinha ouvido algumas vezes, mas não cheguei a vê-lo. Às 3h30 acendi a luz mais forte da casa de banho e ele começou aos gritos lá fora. Ai que ninguém dorme. Apaguei-a e ele silenciou-se. Ora esta. Não quer luz, o papagaio.
Eis o taxista Rodrigo, coitado, também teve de acordar a estas horas. Se calhar nem se deitou, não sei. São 4h30.
Foram 23 km, 25€.
São 5 da manhã, as luzes ainda estão desligadas.
De referir que a SATA não cobra o transporte da bicicleta. Com bastante antecedência eu tratei por email desta viagem, e indiquei que iria transportar uma bicicleta. Foram-me enviadas as regras para o seu transporte, e incluídos 15 kg na minha bagagem, para a bicicleta. Com tantas ilhas, se me cobrassem sempre, como fez a companhia aérea de São Tomé e Príncipe, por exemplo, eu estaria frita. A companhia aérea de São Tomé e Príncipe cobrou-me tudo até ao tutano, cada quilinho a mais.
Só reparei naquela pessoa deitada nos bancos agora ao ver foto. O flash iluminou-o.
Os autocolantes azuis nas cadeiras indicam “proibido sentar”, devido às regras de distanciamento social impostas pela Covid-19.
Conforme se acenderam as luzes do aeroporto os pássaros começaram a cantar. E os pardais estão a fazer raids aéreos pelo meio das cadeiras. Estes pardais açorianos são bem gordinhos. Parecem todos bolinhas. Não faltarão minhocas e mosquitos para as suas barriguinhas.
Aí vou eu e a bicicleta! Santa Maria, estamos a caminho!!
Os habitantes de Santa Maria são os marienses.
A ilha de Santa Maria tem 5.616 habitantes, segundo os últimos dados da Pordata, relativos a 2019. Diminuiu relativamente a 1981, quando tinha 6.546.
São Miguel é de longe a ilha mais povoada do arquipélago, com 137.307 residentes. Em segundo lugar vem a Terceira, com 55.124. A ilha mais pequena, o Corvo, é quem tem também menos habitantes: 464 pessoas.¹
Pouco tempo tive para fotos, o voo dura 30 minutos. Nem isso. Isso deve ser no papel. O voo partiu 19 minutos atrasado, mas chegou pontual, às 7.
Está chuvoso, por aqui!
O avião chama-se Teófilo Braga. Éramos 25 passageiros no avião, e eu a única mulher. Que bizarro.
A Annet, dona do alojamento onde vou ficar, numa zona chamada Santo Espírito. Também madrugou para vir buscar-me ao aeroporto. Serão 16 km, 15€.
Gosto de ficar no centro da ilha, para ir de bicicleta em todas as direções sem estar particularmente longe de nenhuma, mas aqui em Santa Maria, dentro do estilo e preço que eu procurava, gostei de Santo Espírito e do seu alojamento. A ilha também é pequenina, a distância aqui torna-se relativa.
Perguntei à Annet se há algum restaurante em Santo Espírito. Indicou-me que há um Café Snack-Bar, mas não soube dizer-me se servem almoços. Pelo que parámos para eu perguntar. Sim, servem, têm um prato do dia. Fiquei com o número de telefone, para poder reservar uma refeição se alguma vez precisar.
São 8h, estão 19 graus. Frio e chuva!
A Annet pôs ao meu dispor uma pequena arrecadação, ao lado do meu quarto, e mostrou-ma, para eu guardar a bicicleta. Já lá está outra bicicleta. Mas eu não quis, há espaço para a bicicleta no meu quarto. Nesta foto não parece, mas à junto à porta há um pequeno corredor, e a casa de banho é atrás. Pelo que a bicicleta irá pernoitar aí sem incomodar-me. Dá-me jeito ter a bicicleta comigo sobretudo por causa dos 3 cantis de água. Esvaziá-los, enchê-los.
Aqui não tenho pequeno-almoço incluído, mas a Annet deixou isto no frigorífico, ao meu dispor. Também tenho azeite, sal, café, açúcar e não sei que mais (por cima do lavatório da kitchenette). Foi ainda buscar um pão grande à padaria, que abre às 8.
¹ “População residente, estimativas a 31 de Dezembro 2019”. Pordata, Base de Dados de Portugal Contemporâneo. Página consultada a 6 outubro 2020,
<https://www.pordata.pt/Municipios/Popula%C3%A7%C3%A3o+residente++estimativas+a+31+de+Dezembro-120>