Sobre Mim

Resisti à criação deste website. Talvez demasiado. Tantas viagens feitas, pelos cinco continentes, algumas crónicas escritas, enviadas para um punhado de colegas e amigos. Porque não crias um blog com as tuas crónicas, perguntavam-me. Porque não publicas as tuas fotos. E que vou eu acrescentar aos inúmeros sites sobre viagens existentes?, contrapunha-lhes. São tantos, são às centenas, alguns tão bons e interessantes, cheios de informação, cheios de dicas para quem vai viajar.
No entanto falta algo. Senti a falta de algo, percebi que raros são os que abordam e acompanham uma viagem em profundidade.

O facto de viajar algumas vezes sozinha, por destinos exóticos ou um pouco fora do normal, bem como o facto de gostar de viagens relativamente longas (esgotando de uma só vez as férias de um ano) também muda o panorama. Procuro embrenhar-me profundamente. Esquecer-me de onde sou. Quero conhecer novas gentes, fazer parte do seu dia-a-dia, perceber e absorver as suas realidades.

Muito bem. Vamos então embarcar nesta aventura de um website para divulgar essas experiências. Aventuras e desventuras. Esperando também deixar ideias sobre o que se pode fazer e visitar em determinado destino. Ou mudar de rota. Sair dos caminhos turísticos, ir mais além.

Setembro 2017

Ter um destino
é não caber no berço onde o corpo nasceu,
é transpor as fronteiras uma a uma
e morrer sem nenhuma.

Miguel Torga
In Fernão de Magalhães,
Antologia Poética. Lisboa: Dom Quixote, 1999.

Rute Norte viajou pelo Quénia, Austrália, Amazónia brasileira, Patagónia argentina e chilena, Gronelândia e Pólo Norte, Vietname, Índia, Egipto, Tunísia, China, Nova Iorque, Seychelles, e claro, alguns países na Europa. Nasceu e vive em Lisboa, formou-se em Relações Internacionais na Universidade Técnica, tirou o curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, e trabalha atualmente na área de Informática.